Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
Voltar para página inicial do Turismo
José Domingos de Brito: o colecionador de entrevistas
Conheci o site www.tirodeletra.com.br por acaso. Achei-o tão interessante e tão agradável que escrevi um comentário para José Domingos de Brito, e ele respondeu. Nasceu daí algumas conversas e acabei por admirar o seu trabalho, sem sombra de dúvida louvável e necessário.
 
Durante anos, Brito colecionou entrevistas de escritores famosos, retirando algumas passagens interessantes, especialmente as que se referiam a duas perguntas elementares: como escreve? por que escreve? E reuniu-as em livro e agradou em cheio. Por isso, nada melhor do que uma viagem com Brito, pelo delicado e excitante mundo da literatura.
 
Recentemente, ele  concedeu entrevista ao Blog Croni-Médias, de Isabel Furini (http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-31-3&tit=o+colecionador+de+entrevistas++jose+domingos+de+brito), e achei que reproduzi-la aqui seria um estímulo tanto a principantes quanto aos veteranos da arte de ler e escrever. Tomei essa liberdade e vocês verão que esta é a razão.
 
x.x.x.x.x.x.xx.
 
O colecionador de entrevistas - José Domingos de Brito
01/02/2011

José Domingos de Brito,
Nosso entrevistado é José Domingos de Brito, brasileiro, 60 anos, bibliotecário e colecionador de entrevistas de escritores consagrados desde o início dos anos 1980. Brito é o criador do site Tiro de Letra, os Mistérios da criação Literária.

1)Qual o critério para colecionar as entrevistas?

O único critério é ser entrevista de escritor, particularmente, os literatos. Como sou bibliotecário, minha tendência é ser exaustivo. Até escritor pouco conhecido entra na coleção. Quem sabe, o cara fica famoso depois e eu já tenho suas primeiras entrevistas. Dos famosos, o propósito é ter todas as entrevistas. Se encontrasse algum patrocínio, gostaria de escanear todas e colocá-las à disposição na Internet. Enquanto não encontro, vou colocando no site as que posso, e já tenho lá um lote bem interessante de entrevistas do Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Mario de Andrade, Érico Veríssimo, Clarice Lispector etc. Dos estrangeiros, temos lá Julio Verne, Truman Capote, Hemingway, Garcia Lorca, Ezra Pound e muitos outros.

2)Quando e por que começou a colecionar entrevistas de escritores?

Foi em meados da década de 1970. Após um primeiro encontro que tive com Darcy Ribeiro, em Lima (Peru), quis conhecê-lo melhor e passei a procurar suas entrevistas. Reuni umas 50 e no processo de busca deparei com muitas entrevistas de escritores. Como é um gênero que aprecio bastante, passei a colecioná-las.

3)Brito o seu site é um verdadeiro tesouro para os novos escritores que navegam nas dificeis águas da criação literária com medo de naufragar. Como surgiu a ideia do site?

Quando minha coleção de entrevistas com escritores chegou a 2 mil, vi que a pergunta "por que você escreve?" era muito recorrente, e passei a colecionar as respostas. Em seguida verifiquei que a pergunta "Como você escreve?" também era muito freqüente, e iniciei outra coleção com as respostas. Nos dois casos, o que detonou mesmo o inicio destas coleções de respostas foi encontrar um livro francês, em 1985, intitulado "Porquoi écrivez-vouz", editado pelo editores do jornal "Liberation", contendo mais de 400 respostas. Você não imagina a minha surpresa e contentamento em encontrar tantas respostas de uma só vez. Assim, publiquei, em 1999, "Por que escrevo?", o 1º volume dos Mistérios da Criação Literária, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Poucos anos depois sou novamente surpreendido com outro livro encontrado num sebo, publicado em 1937, intitulado "Comment ils écrivent", contendo 50 respostas à essa pergunta. Pensei: alguma coisa está me empurrando para estas coleções. E assim, juntando com mais de 50 respostas que eu já tinha, publiquei, em 2006, o 2º volume: "Como escrevo". Mas, bem antes, em 1995, eu tinha um amigo com um site www.capivara.com.br dedicado ao entretenimento e literatura. Conversamos sobre a inclusão no site destas duas coleções de respostas e assim foi feito, aumentando substancialmente o número de visitas ao site.

O meu site "Tiro de letra" eu só vim a criá-lo em 2007, contendo estas respostas, bem como os depoimentos dos escritores sobre as relações da literatura com outras áreas: jornalismo, cinema, política, religião, música, psicanálise etc. O empurrão decisivo para feitura do site foi o apoio que eu recebi, de novo, da Secretaria de Cultura para a edição da coleção Mistérios da Criação Literária, em 5 volumes (1 - Por que escrevo?, 2 – Como escrevo?, 3 – Literatura e jornalismo, 4 – Literatura e Cinema, 5 – Literatura e política). Como incremento editorial, acrescentei, além dos depoimentos dos escritores, uma ampla bibliografia sobre os temas enfocados em cada volume. Hoje todo esse material está disponível no site, além de informações úteis aos escritores e, particularmente, aos iniciantes.

4)Você gosta de escrever? Sobre que assuntos escreve?

Não sou escritor literato; não tenho o dom da imaginação artística para criar personagens e situações, mas gosto de escrever. Ultimamente venho exercitando essa prática através de relatos pessoais e familiar. Mantenho no site duas séries memorialísticas: A grande família, um relato cronológico da história da minha família (http://www.tirodeletra.com.br/contos/Cerimoniadeumcasamento.htm), e outra: Biografia profissional (http://www.tirodeletra.com.br/contos/BiografiaProfissional-Capa.htm), relatando todos os empregos que tive até agora. Nas duas séries eu assino Cícero da Mata devido ao fato de não me assumir como escritor e, também, para dar a impressão que o site não é feito por uma só pessoa. Com isso espero estimular outras pessoas a mandarem colaborações para o site. Até agora não são muitas as contribuições, mas têm vindo. Respondendo sua pergunta, o que mais tem me envolvido no trabalho de escrever é o caráter memorialístico.

Gosto, também, de especular sobre a criação literária, e tenho escrito alguns textos perguntando se Nietzsche foi um literato-filósofo ou foi um filósofo-literato; se Glauber Rocha foi um cineasta-literato ou literato-cineasta; se Darcy Ribeiro foi literato-antropólogo ou antropólogo-literato e assim por diante com autores como Gilberto Freyre, Sartre, Euclides da Cunha e Umberto Eco. Estas especulações estão lá no site assinadas por Euclides Dourado, um nome que arrumei para passar a idéia de mais colaboradores. O único texto que eu assino com meu nome é o relato dos encontros que tive com Darcy Ribeiro nas décadas de 70, 80 e 90 (http://www.tirodeletra.com.br/contos/EncontroscDarcyRibeiro.htm). Para não dizer que nunca me atrevi a escrever literatura, há uns 5 anos fiz uma mistura de conto e crônica sobre a vida de um "Cão carioca" (http://www.tirodeletra.com.br/ensaios/Paixaocanina.htm) e mandei para um concurso realizado pelo jornal ""O Globo". Não fui contemplado, o que me certifica que esta não é minha praia.

 
5)Seu objetivo ao publicar as entrevistas é guiar os novos escritores ou, como bibliotecário, realizar um trabalho para organizar o material de entrevistas para consulta?

Digamos que estas duas finalidades se complementam. Como bibliotecário, quero dispor desse material ao público. É um material publicado em jornais e revistas, que logo se perdem. Assim faço um trabalho de resgate e divulgação mais ampla desse material. Porém, está claro que se trata de um tipo de publicação muito útil para os novos escritores.

6)Pode citar os títulos de seus livros preferidos?

Gosto muito do José J. Veiga, com quem tive contatos e me correspondi na década de 1980 e 1990. Tenho todos seus livros autografados. Gosto também do José Saramago, que, coincidentemente, foi introduzido no Brasil pelo Veiga; das crônicas do Rubem Braga e das memórias do Pedro Nava. Mas falando de livros preferidos, tem o Memórias de Adriano, da Marguerite Yourcenar; A sangue frio, de Truman Capote e as biografias de Chatô, de Fernando Morais e Garrincha, de Ruy Castro. Como você vê aprecio o estilo despojado de escrever, do escrever como se fala, da biografia, do memorialístico, da grande reportagem. No momento estou lendo as "reportagens" de Laurentino Gomes: 1808, 1822 e aguardando 1888.

7) Entre os novos autores quais estão se projetando nacionalmente com mais força?

São tantos não é? Com a facilidade da Internet, os blogs, a proliferação de oficinas literárias. Tudo isso vai resultar numa boa safra de novos escritores. Mas tem uns que já estão se tornando conhecidos do grande público, como o Fabrício Carpinejar, Daniel Galera e Marcelino Freire. Temos também o Ronaldo Correia de Brito, que não é tão novato e lançou o excelente romance Galiléia (Alfaguara, 2008); o Marcelo Moraes Caetano, meu amigo e colaborador do site, que vem escrevendo copiosamente em diversos sites e atualmente é o ghost writer da Elke Maravilha (estão escrevendo uma biografia) e o Jorge Fernando dos Santos, outro colaborador do nosso site, que também não é novato e lançou recentemente a coletânea de contos Caminhante noturno (2010) pela editora Terceira Margem.

8) Das entrevistas que já leu quais achou mais interessantes?

Todas as entrevistas publicadas pela revista Paris Review e republicadas em livro pela editora Companhia das Letras (Os escritores, 1988 e Os escritores 2, 1889). São mais de 30 "monstros sagrados" da literatura universal esmiuçados em longas entrevistas. No plano nacional, temos as entrevistas comandadas por Homero Senna, publicadas pela editora Civilização Brasileira (Republica das letras, 3ed. 1996) e três volumes de entrevistas comandadas por Silveira Peixoto nas décadas de 1930 e 1940, publicadas pela Secretaria de Cultura de São Paulo. São mais de 60 entrevistas de quase todos os escritores brasileiros importantes da época. No entanto, as mais interessantes são aquelas de escritores que não gostam de dar entrevista, como Guimarães Rosa. Tenho 5 entrevistas dele, duas das quais estão publicadas no site.

9) Qual é respostas dos leitores do site Tiro de Letra?

São as mais diversas possíveis. Tenho recebidos apoios e elogios esfuziantes de apreciadores da literatura; pedidos de endereço de escritores; propostas de edição de textos de escritores iniciantes e umas poucas propostas de colaboração. Espero que com essa entrevista o número de colaboradores se amplie.

10) Pelo que você fala, vemos que o site é mantido só por você e sem patrocínio ou publicidade alguma. Diante disso, quais as perspectivas de manutenção do site.
Pois é, do jeito que está não pode continuar. Agora ando correndo atrás do lançamento do vol. 6 da obra Mistérios da criação literária. Neste volume vamos enfocar as relações da Literatura com Música. Estou apostando neste lançamento como forma de dar maior visibilidade ao site e a obra. Vejamos se é possível. Mas em seguida vou promover uma mudança no site, que hoje está parecendo uma "bodega literária" de beira de estrada. Esta aparência foi proposital, mas hoje vejo que está um pouco desorganizada. Temos alguns bons produtos que precisam ser melhor expostos. Preciso encontrar um bom webdesinger para me ajudar a fazer isto, mas esbarro sempre na falta de recursos. Como bodega, preciso também monetizar alguns serviços para angariar fundos. Vamos instalar uma "lojinha" para vender os volumes, prestar alguns serviços e tentar conseguir alguma publicidade. Em março o site completa 3 anos que está no ar, e precisa ser profissionalizado para seguir adiante. Vejo que existe condições objetivas para isso, pois conta com 15 a 20 mil visitas/mês. Por outro lado, eu não sou propriamente um cara versado nas artes&manhas da Internet e da informática. Sou aprendiz, mas vamos engatinhado com a ajuda de amigos amantes da literatura. Enfim, esse é o ano da virada.

destaques
• Artigo
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
• Gastronomia árabe
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
• Para os EUA
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
• "Je suis Charlie"
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
• Insultos
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
• "A Entrevista"
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
• Aviação
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
• Hotelaria
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
• Gastronomia e lazer
Recife ganha shopping especializado
• Programa de fidelidade
La Torre (BA) instala totens na recepção
• João Pessoa
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
• Veículos turísticos
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
• Trem na França
Transporte está com os dias contados?
• Marketing
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
• Festa em Sampa
Confira a programação cultural de aniversário
• Ocupação
Tam bate recorde nacional e internacional
• Aviação
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
• Aviação
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
• Destino
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
• Cultura
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
• Turismo
Rota da Cerveja fortalece o turismo no Rio de Janeiro
• Cinema
Jogos Vorazes lidera bilheterias nos EUA
• Disney Animation
"Operação Big Hero 6", da Disney, cria super-heróis com robôs
• Turnê
Bailarina francesa Sylvie Guillem fará turnê de despedida em 2015
• Ecoturismo
Conheça o verão do Valle Nevado
• Música
Beyoncé é artista mais bem paga da música em 2014 com U$115 milhões, diz Forbes
• Política
Angelina Jolie está "aberta" a uma carreira na política, diz Vanity Fair
• Abav
Abav 2014: Bahiatursa mostrou novidades do Estado
• Feiras
Teresina participa da 42º Expo Internacional de Turismo em São Paulo
• Cultura
Romance de Graham Greene sobre leprosos daria um grande filme
• Gastronomia
Banana Verde promove menu especial para o Dia Mundial do Vegetarianismo
• Turismo
Rio é 3º destino mais caro da Am. Latina; veja rankin
• Vaticano
Dois papas participam de evento para idosos no Vaticano
• Cinema
O Protetor", de Denzel Washington, lidera bilheterias
• Cinema
Atriz Amanda Bynes é presa
• Stella McCartney
Vestidos de Stella McCartney e Barbie de Lagerfeld brilham em Paris
• George Clooney e Amal
Clooney e Amal encerram núpcias do fim de semana com cerimônia civil em Veneza
• Cinema
George Clooney, vencedor do Oscar, vai receber o prêmio Cecil B. DeMille
• ONU
Leonardo DiCaprio é nomeado mensageiro da paz da ONU para assuntos climáticos
• ABAV 2014
Feira terá 150 hosted buyers internacionais
• Em Munique
Greve faz Lufthansa cancelar 110 voos
• Smartphones
Kennedy Space Center lança app guia
• 335 metros
Argentina construirá prédio mais alto da América Latina
• Na Europa
Vulcão islandês volta a ameaçar tráfego aéreo
• Em julho
Diária média nos EUA (US$ 117,81) cresce 4,8%
• Aviação
Infraero lança novo sistema sonoro para aeroportos
• Toscana
Catedral de Siena exibe piso para visitantes
• Lençois, BA
Chapada Diamantina (BA) realiza festival de literatura
• Chris Brown
Festa promovida por rapper acaba em tiroteio
• Gisele Bündchen
Top desembarca no Rio em jatinho particular


eneas
:.
A morte de um grande escritor
:.
A morte de um grande escritor
:.
Tóta Neto: um mágico da pâtisserie
:.
A lenda dos três sacos de ouro
:.
Papai Noel existe?
:.
Enigmas no sinal
:.
Velhos novinhos!
:.
Por que vou votar nulo
:.
Prato premiado é lançado no Favorito Bistrô
:.
Uma viagem pelo cordão sem ponta
:.
O último jantar do Titanic
:.
Liberdade de defesa
:.
Falta de profissionalismo afeta mercado de restaurantes em Teresina
:.
A solidão nossa de cada dia
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Histórias do carnaval
:.
O drogado do Porto das Barcas
:.
Soltem as amarras!
:.
A solidão dos Cursos de Turismo
:.
Crônicas de um baiano escrincha
:
Nidalvo Quinto: "A diáspora dos estudantes de turismo"
:.
O sangramento do malandro e a cumplicidade da Caverna
:.
A filha do sol do Equador
:.
João Nildo conta uma pequena história do diabo
:.
Lembrando um grande guerreiro
:.
Um passeio a Oeiras
:.
Teresina não é mais aquela
:.
Comentando Reis Velloso
:
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:
Por trás de minhas histórias
:
Edmílson Caminha escreve sobre "Nona"
:.
O último jantar no Titanic
:.
Dor e incompreensão
:.
A vitória da perseverança
:.
José Domingos de Brito: o colecionador de entrevistas
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O negócio do carnaval
:.
O mentor do turismo piauiense
:.
Carta a Joca Oeiras
:.
Viva o calor humano!
:.
Tombou um jequitibá
:.
La Pâtisserie
:.
Pratos & Vinhos
:.
Barra Grande clama pelo bom senso
:.
O mundo assombrado pelos palpites
:.
Perdoem-me a sinceridade
:.
15:50
:.
Uma dica de marketing
:.
O que a PMT fez pelo Turismo em 2009?
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O castelo encantado
:.
Barra Grande: um destino que cresce
:.
Uma década de revolução à mesa
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Hospitalidade é o maior atrativo de Teresina
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Saboroso aroma árabe
:.
O doutor e o menino sabido
:.
Favorito anuncia novos empreendimentos
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha e o "Perfume de resedá"
:.
Favorito expande empreendimentos
:.
SALIPI dá show de profissionalismo
:.
As agruras da distribuição
:.
Parnaíba está um caos!
:.
Sinalização e apoio entravam o turismo interno
:.
O desemprego é uma farsa
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Sofrimento na Rota das Águas
:.
Sete Cidades revigorada
:.
A complexa vida gastronômica de Teresina
:.
Uma análise sobre o turismo piauiense
:.
Zabelê, a índia dos Amanajós
:.
Por quem os sinos dobram no cemitério São José
:.
Barra Grande explode no Ano Novo
:.
A lenda de Zabelê
:.
Edmílson Caminha: "mão no fogo por Cineas Santos"
:.
Fontes Ibiapina de fio a pavio
:.
Edmílson Caminha responde se "Rosa cheirava"
:.
Piauí: História e geografia de um estado fascinante
:.
Lendas do Piauí
:.
5 de setembro de 1877: morre um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha comenta o
:.
APAE é espelho para a sociedade
:.
Edmílson Caminha relembra Caymmi
:.
Simplição
:.
O Garçom
:.
Atalaia em pé de guerra
:.
Douglas Machado na visão de Edmílson Caminha
:.
Edmílson Caminha apela aos "saciólogos"
:.
Lagoa do Fidalgo revista por Joca Oeiras
:.
Edmilson Caminha conta sobre a criação do Piauí
:.
Bares de Atalaia em obras
:.
Edmílson Caminha: "Teresina está de parabéns por tão ilustre filho que adota"
:.
Delta do rio Parnaíba: santuário ecológico
:.
A vingança da Guilhermina
:.
O curandeiro das Sete Cidades
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN