Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
Voltar para página inicial do Turismo
O cliente nem sempre tem razão
O saudoso comandante Rolim Amaro, diretor presidente da companhia aérea TAM, deixou um manual de regras a serem seguidas pelos seus funcionários, como máxima de sua visão gerencial sobre atendimento. Diz o manual em sua primeira página: “Regra número 1: O cliente sempre tem razão. Regra número 2: Se alguma vez o cliente estiver errado, releia a regra número 1”.
 
O desenvolvimento do marketing sobre administração das empresas tem conduzido o relacionamento com os clientes através de mundos cada vez mais obscuros. Exatamente isso: obscuros! Há sempre mecanismos de “bastidores” que encobrem os interesses subjetivos que se manifestam no marketing das empresas e nas formas de consumo.
 
Por décadas acreditaram os marketeiros que o investimento ideal teria foco no produto. Procurava-se apresentar uma boa embalagem e um artigo de consumo luxuoso ou com elementos que chamassem a atenção para o “glamour” de seus detalhes, de seus componentes ou de outros elementos que acompanhassem o seu uso. Investia-se no marketing dos quatro pés, com o pê de “produto”.
 
Novas avaliações de mercado levaram os marketeiros a perceber, que, mais importante que o produto é o cliente. É ele quem deve ser o foco comercial. Por isso foi preciso penetrar o pensamento do consumidor e descobrir os seus costumes, os seus gostos específicos, para criar produtos que atendessem a essa demanda ávida por identificar-se com as suas necessidades de compra. O cliente passava à condição de “rei”, levando à popularização de chavões como “o cliente sempre tem razão”.
 
É nessa fogueira das novas formas de consumo que o manual do comandante Rolim alerta para a importância de não esquecermos que o cliente é o centro de tudo; é ele quem paga as contas e os salários. Mas ao observar-se o comportamento de consumo de certos clientes, nas mais diversas situações, percebe-se que a regra não pode ser rígida. Há clientes de todos os tipos, claro, e cada situação deve ser conduzida de forma a não afetar aquele relacionamento comercial, nem que para isso tenha a empresa que “engolir sapos”. Há clientes elegantes, chatos, esbanjadores, pechincheiros, exigentes, honestos, justos, discretos etc. Mas, nesse mesmo foco, há também clientes que fariam um enorme bem à empresa se não freqüentassem os seus estabelecimentos. Um cliente ruim contagia, desestimula, incompreende e é capaz de trazer prejuízos graves, ainda que consumindo e pagando normalmente as suas despesas.
 
As empresas que vendem serviços possivelmente são as que mais sofrem com clientes problemáticos. O serviço é uma atividade lúdica, não é medido em metros ou em quilos, mas em satisfações subjetivas, pois certamente mexe com as emoções e os sentimentos. Quem vende serviço tem uma enorme dificuldade em agradar, porque a sua oferta depende de terceiros, ou em vendas ou na execução do próprio serviço. Quando o ser humano necessita de contato direto com outro ser humano para realizar uma função profissional, é problema à vista.
 
Os serviços oferecidos em restaurantes, por exemplo, se encaixam bem no argumento de que o “cliente rei” não pode se isolar como regra. É preciso acrescentar um fato novo à afirmação de que “o cliente sempre tem razão”. Trata-se do profissionalismo estabelecido por um conceito de empresa  que está dedicando-se à prestação de um bom serviço, mas que enfrenta clientes comprometedores que não merecem o título de “rei”, deixando cair o cetro, o manto e a coroa como consumidor.
 
A regra número 2 do comandante Rolim deveria ser revista. Se alguma vez o cliente estiver errado, é preciso encarar o erro do cliente e fazê-lo perceber que em uma relação comercial há um sistema de troca em que a satisfação do cliente não deve ser vista apenas como resultado do seu pagamento.  Muitos chegam a argumentar que estão pagando caro por determinado serviço, mas é preciso lembrar que o pagamento está justificando um serviço recebido. Se o cliente por acaso acha o preço um diferencial para criticar o serviço, ele tem o livre arbítrio de não consumi-lo e procurar outro empreendimento que ofereça serviços similares.
 
Há, por exemplo, clientes que criticam o preço de uma garrafa de vinho em um restaurante, comparando-o com o preço do mesmo vinho no supermercado. Se fosse para pagar o mesmo valor de compra, não haveria necessidade de o cliente se deslocar a um restaurante. Poderia degustar o seu vinho, comprado no supermercado, no quintal de sua casa. Quando aquele vinho chega à mesa de um restaurante, inúmeros processos acompanharam a sua trajetória, para incorporarem-se ao preço e fazê-lo chegar diferente à mesa. No instante do consumo, o cliente “que nem sempre tem razão” não observa os serviços que estão embutidos no preço final, como transporte, armazenagem, refrigeração, manuseio, pessoal qualificado, atendimento, taças e materiais especiais, decoração do ambiente, higiene e outros serviços pouco perceptíveis. Fica a pergunta: o cliente sempre tem razão?
 
As empresas que implantam empreendimentos com conceitos definidos ressentem-se de consumidores capazes de discernir os seus esforços em oferecer um bom serviço ou um bom produto. O consumidor ideal é aquele que sai de casa para comer fora e não se preocupa apenas com o quanto vai gastar no final da noite, mas também com a qualidade do que vai consumir e do ambiente em que está consumindo. Do contrário, estará fadado a concordar que um prato oferecido em mercados públicos deve ter o mesmo preço em qualquer outro local. A máxima de que o cliente sempre tem razão deve ser revista, adaptando-se ao esforço que muitos empresários vêm gastando para oferecer um serviço ou produto de qualidade.
 
É válido fechar com a seguinte observação: “Regra número 1: o cliente sempre tem razão. Regra número 2: se alguma vez o cliente estiver errado, use o bom senso para convencê-lo do erro".

destaques
• Artigo
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
• Gastronomia árabe
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
• Para os EUA
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
• "Je suis Charlie"
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
• Insultos
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
• "A Entrevista"
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
• Aviação
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
• Hotelaria
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
• Gastronomia e lazer
Recife ganha shopping especializado
• Programa de fidelidade
La Torre (BA) instala totens na recepção
• João Pessoa
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
• Veículos turísticos
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
• Trem na França
Transporte está com os dias contados?
• Marketing
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
• Festa em Sampa
Confira a programação cultural de aniversário
• Ocupação
Tam bate recorde nacional e internacional
• Aviação
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
• Aviação
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
• Destino
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
• Cultura
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
• Turismo
Rota da Cerveja fortalece o turismo no Rio de Janeiro
• Cinema
Jogos Vorazes lidera bilheterias nos EUA
• Disney Animation
"Operação Big Hero 6", da Disney, cria super-heróis com robôs
• Turnê
Bailarina francesa Sylvie Guillem fará turnê de despedida em 2015
• Ecoturismo
Conheça o verão do Valle Nevado
• Música
Beyoncé é artista mais bem paga da música em 2014 com U$115 milhões, diz Forbes
• Política
Angelina Jolie está "aberta" a uma carreira na política, diz Vanity Fair
• Abav
Abav 2014: Bahiatursa mostrou novidades do Estado
• Feiras
Teresina participa da 42º Expo Internacional de Turismo em São Paulo
• Cultura
Romance de Graham Greene sobre leprosos daria um grande filme
• Gastronomia
Banana Verde promove menu especial para o Dia Mundial do Vegetarianismo
• Turismo
Rio é 3º destino mais caro da Am. Latina; veja rankin
• Vaticano
Dois papas participam de evento para idosos no Vaticano
• Cinema
O Protetor", de Denzel Washington, lidera bilheterias
• Cinema
Atriz Amanda Bynes é presa
• Stella McCartney
Vestidos de Stella McCartney e Barbie de Lagerfeld brilham em Paris
• George Clooney e Amal
Clooney e Amal encerram núpcias do fim de semana com cerimônia civil em Veneza
• Cinema
George Clooney, vencedor do Oscar, vai receber o prêmio Cecil B. DeMille
• ONU
Leonardo DiCaprio é nomeado mensageiro da paz da ONU para assuntos climáticos
• ABAV 2014
Feira terá 150 hosted buyers internacionais
• Em Munique
Greve faz Lufthansa cancelar 110 voos
• Smartphones
Kennedy Space Center lança app guia
• 335 metros
Argentina construirá prédio mais alto da América Latina
• Na Europa
Vulcão islandês volta a ameaçar tráfego aéreo
• Em julho
Diária média nos EUA (US$ 117,81) cresce 4,8%
• Aviação
Infraero lança novo sistema sonoro para aeroportos
• Toscana
Catedral de Siena exibe piso para visitantes
• Lençois, BA
Chapada Diamantina (BA) realiza festival de literatura
• Chris Brown
Festa promovida por rapper acaba em tiroteio
• Gisele Bündchen
Top desembarca no Rio em jatinho particular


eneas
:.
A morte de um grande escritor
:.
A morte de um grande escritor
:.
Tóta Neto: um mágico da pâtisserie
:.
A lenda dos três sacos de ouro
:.
Papai Noel existe?
:.
Enigmas no sinal
:.
Velhos novinhos!
:.
Por que vou votar nulo
:.
Prato premiado é lançado no Favorito Bistrô
:.
Uma viagem pelo cordão sem ponta
:.
O último jantar do Titanic
:.
Liberdade de defesa
:.
Falta de profissionalismo afeta mercado de restaurantes em Teresina
:.
A solidão nossa de cada dia
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Histórias do carnaval
:.
O drogado do Porto das Barcas
:.
Soltem as amarras!
:.
A solidão dos Cursos de Turismo
:.
Crônicas de um baiano escrincha
:
Nidalvo Quinto: "A diáspora dos estudantes de turismo"
:.
O sangramento do malandro e a cumplicidade da Caverna
:.
A filha do sol do Equador
:.
João Nildo conta uma pequena história do diabo
:.
Lembrando um grande guerreiro
:.
Um passeio a Oeiras
:.
Teresina não é mais aquela
:.
Comentando Reis Velloso
:
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:
Por trás de minhas histórias
:
Edmílson Caminha escreve sobre "Nona"
:.
O último jantar no Titanic
:.
Dor e incompreensão
:.
A vitória da perseverança
:.
José Domingos de Brito: o colecionador de entrevistas
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O negócio do carnaval
:.
O mentor do turismo piauiense
:.
Carta a Joca Oeiras
:.
Viva o calor humano!
:.
Tombou um jequitibá
:.
La Pâtisserie
:.
Pratos & Vinhos
:.
Barra Grande clama pelo bom senso
:.
O mundo assombrado pelos palpites
:.
Perdoem-me a sinceridade
:.
15:50
:.
Uma dica de marketing
:.
O que a PMT fez pelo Turismo em 2009?
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O castelo encantado
:.
Barra Grande: um destino que cresce
:.
Uma década de revolução à mesa
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Hospitalidade é o maior atrativo de Teresina
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Saboroso aroma árabe
:.
O doutor e o menino sabido
:.
Favorito anuncia novos empreendimentos
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha e o "Perfume de resedá"
:.
Favorito expande empreendimentos
:.
SALIPI dá show de profissionalismo
:.
As agruras da distribuição
:.
Parnaíba está um caos!
:.
Sinalização e apoio entravam o turismo interno
:.
O desemprego é uma farsa
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Sofrimento na Rota das Águas
:.
Sete Cidades revigorada
:.
A complexa vida gastronômica de Teresina
:.
Uma análise sobre o turismo piauiense
:.
Zabelê, a índia dos Amanajós
:.
Por quem os sinos dobram no cemitério São José
:.
Barra Grande explode no Ano Novo
:.
A lenda de Zabelê
:.
Edmílson Caminha: "mão no fogo por Cineas Santos"
:.
Fontes Ibiapina de fio a pavio
:.
Edmílson Caminha responde se "Rosa cheirava"
:.
Piauí: História e geografia de um estado fascinante
:.
Lendas do Piauí
:.
5 de setembro de 1877: morre um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha comenta o
:.
APAE é espelho para a sociedade
:.
Edmílson Caminha relembra Caymmi
:.
Simplição
:.
O Garçom
:.
Atalaia em pé de guerra
:.
Douglas Machado na visão de Edmílson Caminha
:.
Edmílson Caminha apela aos "saciólogos"
:.
Lagoa do Fidalgo revista por Joca Oeiras
:.
Edmilson Caminha conta sobre a criação do Piauí
:.
Bares de Atalaia em obras
:.
Edmílson Caminha: "Teresina está de parabéns por tão ilustre filho que adota"
:.
Delta do rio Parnaíba: santuário ecológico
:.
A vingança da Guilhermina
:.
O curandeiro das Sete Cidades
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN