A Prefeitura de Teresina acaba de enviar mala direta postal com prestação de contas do que fez no exercício de 2009. Tem sido uma atitude louvável, apresentar à população o que tem sido feito em seu favor.
A revista, com 32 páginas, traz informações sobre Educação (educando para o futuro), Lazer e Cultura (vivendo cada vez melhor), Saúde (acolhendo com responsabilidade), Desenvolvimento Urbano e Social (preservando nossos valores), Investimentos (olhando para as pessoas) e Obras (realizando prioridades). Diz a apresentação da revista, dirigida aos teresinenses, que a publicação “serve para que você acompanhe e fiscalize a correta aplicação dos recursos públicos nas obras e serviços realizados em nossa cidade”.
Como profissional de Turismo, procurei na publicação alguma passagem que se referisse aos feitos da Prefeitura no setor, mas descobri muito pouco. A atividade é conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), cuja secretária chama-se Vanessa Machado Neiva.
A princípio, a atividade turística visa o acompanhamento dos efeitos gerados pelo deslocamento de pessoas do seu lugar de origem para os de visitação, até o seu retorno. Por isso envolve o que habituamos conhecer como “cadeia produtiva”, ou seja, o enorme contingente de empresas prestadoras de serviços receptivos e de sustentação às necessidades de quem viaja. Isso reflete inclusive na padaria, no açougue ou no vendedor de sapatos, porque estão envolvidos com o sistema pela oferta de bens e serviços necessários a alimentar o turista ou a colocar à sua disposição o que for de sua conveniência.
Nesse meio situam-se os órgãos oficiais de turismo, para induzir à melhoria da infra-estrutura, organizar a oferta de serviços e produtos turísticos, cuidar da sinalização e da informação ao visitante, além de elaborar projetos de investimentos e criar formas de captar mais fluxo para o município. Na verdade, a elevação do fluxo deveria ser uma das fundamentais iniciativas do órgão oficial, aumentando a ocupação hoteleira, a procura por restaurantes, as compras, os passeios, enfim, estimulando as vendas e fazendo circular a moeda.
Infelizmente, não vi informações no relatório da Prefeitura de Teresina, sobre atividades turísticas em 2009. O Turismo ainda não ocupou o devido lugar na estrutura administrativa, uma vez que não há título que o acomode, a não ser em “Lazer e Cultura”. Esse é um erro comum – associar o Turismo a lazer e a cultura. Essas duas atividades são integrantes do complexo que envolve o Turismo, não apenas por gerar melhorias à população local, mas por também oferecer aos visitantes opções para diversificarem os seus momentos no destino que escolheram.
Na página 16, “Desenvolvimento Urbano e Ação Social”, há uma referência à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo como coordenadora do espaço onde se instala o Restaurante Popular de Teresina, em parceria com o Serviço Social do Comércio. É um restaurante para populações de baixa renda, que não está com certeza vinculado às ações turísticas da SEMDEC.
Fora uma adequação do prédio onde funcionará a SEMDEC, na Avenida Campos Sales, entendendo-se como tal uma modernização administrativa, nada mais consegui visualizar sobre ações que a Prefeitura de Teresina tenha realizado para beneficiar a atividade turística, em 2009.