Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
PIAUÍ - Um Estado de Surpresas
Rios Principais

•  Poti - nasce na Serra da Joaninha, no Ceará, próximo ao município de Crateús, a 600 metros de altitude, e despeja suas águas no rio Parnaíba, no bairro Poti Velho, em Teresina, depois de percorrer 450 quilômetros.

•  Gurguéia - nasce na chapada das Mangabeiras com o nome de Galhão, a 700 metros de altitude, com 740 quilômetros de extensão, sendo o maior afluente do rio Parnaíba pela margem direita.

•  Canindé - com as nascentes formadas pelos riachos Ingá e Chapéu, na Serra dos Dois Irmãos, em Paulistana, a 600 metros de altitude, o rio Canindé tem um curso de 350 quilômetros, passando por Oeiras e despejando suas águas no rio Parnaíba, na altura do município de Amarante.

•  Itaim - com uma extensão de 200 quilômetros, o rio Itaim nasce em Paulistana, junto à fronteira com a Bahia, a 700 metros de altitude. Desemboca suas águas no rio Canindé, a 30 quilômetros de Oeiras.

•  Longá - próximo à cidade de Alto Longá nasce o rio Longá, a 150 metros de altitude, na lagoa do Mato. Com um curso de aproximadamente 300 quilômetros, passa por Campo Maior, Barras e Esperantina, onde forma a cachoeira do Urubu, atravessa a lagoa Grande do Buriti e despeja suas águas no rio Parnaíba, próximo a Buriti dos Lopes. O seu nome é originário da tribo dos Longás, índios que habitavam a região.

•  Marathaoan - nasce entre os municípios de Altos e José de Freitas, num local chamado Quintas, a 140 metros de altitude. Afluente do Longá, com um curso de 100 quilômetros, despeja suas águas em Barras, formando a ilha dos Amores.

•  Portinho - nasce na Serra Grande, município de Parnaíba, a 20 metros de altitude, e desemboca na barra do rio Igaraçu, em Luís Correia, a 3 quilômetros do mar.

•  São Miguel - nasce acima da cidade de Bom Princípio, no norte do estado, com uma extensão de 30 quilômetros, desaguando diretamente no mar, na altura da Barra Grande.

•  Camurupim - com 30 quilômetros de extensão, nasce na serra dos Macacos, no município de Cocal, e deságua na Barra Grande, no lugar chamado Fundão.

• Parnaíba - nasce como um riacho na chapada das Mangabeiras com o nome de Água Quente, no extremo sul do Piauí, a uma altitude de 709 metros. Banha 22 municípios piauienses e serve de divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, desaguando no Atlântico em forma de delta, depois de percorrer 1485 quilômetros.  

O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN