Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
PIAUÍ - Um Estado de Surpresas
História e Geografia

Crédito foto: Eneas Barros


O processo de ocupação do solo piauiense teve início na segunda metade do século XVII. Paulistas, baianos e pernambucanos foram os primeiros desbravadores do imenso espaço habitado por inúmeras nações indígenas.
Eles implantaram suas fazendas de gado numa terra conquistada palmo a palmo, a custo de sangrentas lutas.
 
Como essa conquista se deu do sertão para o litoral, justamente o contrário do que ocorrera nos demais estados litorâneos brasileiros, o Piauí adquiriu um contorno geográfico irregular, estreito no litoral e alongando largo no interior. A partir do ano de 1718 foi criada a Capitania de São José do Piauí, tendo como capital a Vila de Nossa Senhora da Vitória do Riacho da Mocha, a futura cidade de Oeiras. Na época do Império, precisamente em 1852, a capital foi transferida para Teresina, localizada às margens do rio Parnaíba e especialmente fundada para ser a nova sede da Província.
 
Essa transferência foi motivada por fatores de ordem geopolítica e econômica. Oeiras estava encravada em pleno sertão, sem meios de acesso e comunicação. A morfologia da região piauiense caracteriza-se pelas baixas altitudes, apresentando vastos chapadões, planícies e vales úmidos. As elevações são numerosas e recebem denominações regionais de serras, morros, chapadas e chapadões, apresentando-se sob forma de “cuestas” e “inselberg”. Tal fenômeno provoca o surgimento de formações geológicas monumentais e pitorescas, espalhadas por todo o estado. Nosso ponto mais alto localiza-se na chapada das Mangabeiras, com 880 metros de altitude, no extremo sul do estado.
 
A vegetação do Piauí é caracterizada pela caatinga e pelos cerrados ou agrestes, que ocupam quase toda a sua área. Existem, ainda, regiões de mata densa e de cocais, onde predominam as palmeiras babaçu e carnaúba. A rede hidrográfica piauiense é formada pelo rio Parnaíba e seus afluentes, além de algumas formações lacustres. O Parnaíba constitui a grande marca ecológica da região. Com 1485 quilômetros de extensão, serve de fronteira com o Maranhão e representa o traço divisório entre a caatinga do nordeste semiárido e as terras úmidas e florestas equatoriais no norte amazônico.
 
O litoral do Piauí tem 66 quilômetros de extensão e é marcado por extensas e ensolaradas praias, cercadas pelo encadeamento de dunas de areia branca e de lagoas de água doce. O Parnaíba despeja suas águas no Atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas. O Piauí de hoje é o resultado dos diversos componentes de sua formação histórica, étnica, social e econômica, aliada fortemente a elementos físico-geográficos. Sua população reflete a participação dos estoques raciais brasileiros primitivos do branco, do negro e do índio, e a economia está centrada na atividade agro-pecuária.
 
A marca profunda destes elementos básicos está na casa de taipa coberta de palha de babaçu, carnaúba ou buriti, e na fazenda de gado do sertão. Está na jangada do litoral, no carro-de-boi do sul do estado, na casa-de-farinha das fazendas. Está na figura “euclidiana” do vaqueiro, que povoa o Piauí de norte a sul, na mulher que quebra o coco babaçu, no tirador de palha de carnaúba, na tecedeira de rede. Está na dança e folguedos folclóricos, nas lendas e nas tradições populares. É todo esse universo cultural e paisagístico que o visitante vai encontrar no Piauí.
 
Tudo muito simples e espontâneo, quase oculto no anonimato, mas que, certamente, surpreenderá. Sim, o Piauí é uma surpresa fascinante de belezas e de hospitalidade ao alcance dos olhos e do sentimento do turista.
 
Texto do professor Noé Mendes Oliveira (1935+1990), escrito para o escritor Eneas Barros em março de 1982. 
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN