Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
Voltar para página inicial do Turismo
Hospitalidade é o maior atrativo de Teresina

           É gratificante considerar que os visitantes de Teresina geralmente se decepcionam quando conhecem a cidade. Decepcionam-se, é bem verdade, consigo mesmos, por trazerem uma idéia estereotipada cuja formação se fez apenas pelos aspectos negativos que ao longo dos anos se expandiram injustamente. A decepção é tamanha que quase a totalidade gostaria de retornar e considera a hospitalidade o nosso maior atrativo, segundo pesquisas sobre Turismo Receptivo feitas pela Secretaria Estadual de Planejamento.

Na hora em que se preparam para deixar Teresina, cada visitante carrega no olhar uma ponta de saudade. Imaginam o quanto a cidade é acolhedora e divertida, e por isso se decepcionam com a idéia errada que tinham do lugar. Os amigos que os acolheram e proporcionaram excelentes momentos fizeram a diferença. A hospitalidade do teresinense é contagiante e faz jus ao ditado popular: quem bebe das águas do rio Parnaíba não quer mais ir embora. Um orgulho local: a arte de receber bem. Na verdade, não existe marketing capaz de superar o contágio que há nas ruas; não existem campanhas publicitárias que tenham força maior do que aquela estampada em cada rosto teresinense. Isso é o que Teresina tem de melhor: o contágio da sinceridade.

Durante muitos anos a cidade foi marcada apenas pelo calor e pelo pouco desenvolvimento. Os seus visitantes, embalados pelas mais diversas influências, chegavam cheios de preconceitos e reservas. Não viam as árvores frondosas de suas ruas, praças, avenidas e quintais caseiros; não percebiam o esforço mudo de seus habitantes, prestando informações corretas e estampando uma solidariedade cúmplice; não enxergavam as volumosas águas dos rios Poty e Parnaíba, que tantas lendas, paisagens e mistérios ainda carregam dias afora; não sentiam o calor humano em cada nova amizade; talvez não tivessem prestado atenção suficiente à sua cultura popular, enraizada em expressões originais, despida do modernismo que muitas vezes descaracteriza os seus traços populares. Teresina permanecia alheia aos seus visitantes, abrigando o estigma de um destino impraticável.

Aquelas pretensiosas impressões estão se dissipando em uma velocidade surpreendente, e insistentemente a cidade vem conquistando admiradores por sua forma simples de receber e contagiante de conviver. A visão do visitante mudou. Aqui ele encontra muitas razões para permanecer, e consegue dar maior objetividade à sua visita ao encontrar facilidades, equipamentos confortáveis e preços competitivos. Diariamente dispõe de shows musicais, exposições de arte, lançamentos de livros, peças de teatro, cinema, feiras e muitas outras opções culturais para o seu entretenimento. E boa amizade, capaz de arrastar um nó na garganta na hora das despedidas.

Foi com a falsa idéia de que Teresina “não tem o que fazer” que o visitante descobriu o contrário. Por não ter praias, a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, e cresceu culturalmente muito mais do que a grande maioria de suas vizinhas. O turista desembarca com a agenda lotada: negócios a tratar, compromissos a cumprir, reuniões a pautar, compras a realizar e amigos a visitar ou a fazer.

 

Novo perfil

 

De fato, a cidade não espelhava oportunidades de lazer para a criançada, por exemplo, ou para quem viajava em férias. Mas esse panorama mudou. Hoje, Teresina oferece algo que poucos lugares no mundo são capazes: boa receptividade, excelente culinária e muitas opções para quem quer ocupar o tempo. São acontecimentos consolidados, que se desenvolvem periodicamente, como os carnavais fora de época, grandes e contagiantes eventos musicais, um dos maiores salões do livro do país, o Salão Internacional do Humor, o Festival de Monólogos, o Boi de São João, os Folguedos, o Festival de Teatro Amador, enfim, um rol de coisas a fazer para turista nenhum botar defeito.

Além disso, a cidade conta com monumentos preciosos, como a Estação Ferroviária, a Ponte João Luís Ferreira, históricos templos religiosos como as Igrejas de São Benedito e do Amparo. E muitos atrativos que manifestam a cultura popular, como o folclore, a gastronomia, as danças, a música, o teatro, o museu e as lendas.

Esse poder de conquistar o visitante tem contribuído para elevar a taxa de ocupação hoteleira, fazendo surgir também outras oportunidades de negócios, como a organização de eventos. Hoje, a cidade conta com 23 auditórios e casas de shows, com um crescimento de 44% nos últimos 8 anos, e 6.850 assentos diários, com crescimento de 35% no mesmo período, o que gera uma disponibilidade de 205.500 assentos por mês. Essa folgada condição permite a Teresina disputar a captação de grandes eventos ou ainda se dar ao luxo de conduzir, simultaneamente, diversos acontecimentos com temáticas variadas.

Esse novo perfil de cidade turística tem muitos desdobramentos, pois os governos agora admitem que o turismo é fator de desenvolvimento e salutar para as suas administrações. Teresina ajudou a criar uma consciência nos homens públicos para a importância de suas atratividades turísticas. Administrar os problemas que uma cidade enfrenta não é fácil, mas muitas prioridades sociais também interessam ao turismo, como a limpeza urbana, a educação, o saneamento, a segurança, os transportes ou a comunicação. O novo conceito de desenvolvimento turístico, que inclui termos como Cadeia Produtiva, ensina que até a padaria da esquina e o magarefe são beneficiários diretos da atividade turística, daí a necessidade de cuidados especiais que as administrações públicas, empresários e a própria população devem ter ao lidar com nossos visitantes.

 

O centro se renova

 

Recentemente, assistimos a uma das maiores operações já realizadas na capital piauiense, que terá grande e salutar reflexo no turismo. Trata-se da mudança dos camelôs para o Shopping da Cidade, liberando a paisagem urbana do centro de Teresina. O prefeito Silvio Mendes, com essa iniciativa, deu um excelente exemplo de que as coisas precisam estar devidamente acomodadas nos seus respectivos lugares. Basta olhar para a discrepância comercial e a geração de inutilidades que afetavam o centro da cidade para que se tenha uma idéia do tamanho da ação que conseguiu, com toda a cautela e tranqüilidade, virar uma página desagradável.

A ousada iniciativa de abrir o centro para a população, afastando o absurdo instalado em suas belas ruas e praças, trará o grato prazer de oferecer, não apenas aos visitantes, mas também à população local uma área que representa história viva, o nascimento da cidade, a pedra fundamental fincada pelo Conselheiro Antonio Saraiva. A Igreja do Amparo, por exemplo, foi um dos primeiros prédios da nova capital, em frente ao marco de fundação de Teresina. A proliferação de camelôs em suas imediações e a desorganização das ocupações afugentavam as pessoas, afastavam-nas do centro. De agora em diante, todos haverão de dispor de mais um ponto de orgulho para a história e a cultura da cidade.

Essas iniciativas aos poucos seguem corrigindo a estrutura receptiva de Teresina, que hoje dispõe de muitas facilidades para os que a escolhem como destino turístico. As duas companhias aéreas, que operam com voos regulares (TAM e GOL), ligam a capital piauiense ao resto do mundo. Os acessos rodoviários se abrem aos visitantes por estradas federais e estaduais, e diversas são as linhas de ônibus regulares. Para garantir roteiros profissionais, muitas agências de viagens nacionais já dispõem de informações e pacotes sobre o Piauí, inseridos em publicações especializadas, como guias de hotéis, convenções e feiras diversas.

Os visitantes têm contribuído para ampliar a oferta de acomodação na cidade, que hoje conta com 57 meios de hospedagens, superando as previsões de crescimento feitas no início de 2000. Nos últimos 8 anos, essa oferta de estabelecimentos hoteleiros elevou-se em 128% (DIPLAN/SECTUR), gerando 850 apartamentos diários, com crescimento de 00% em 8 anos, e 1600 leitos, com crescimento de 00% em igual período.

Quem observar o movimento no Aeroporto, no Terminal Rodoviário e nas estradas vai sentir como a cidade mudou. E essa massa de turistas que cresce a cada ano já reconhece que o calor é humano e o desenvolvimento manifesta-se em cartões postais, emoldurados pelo encanto dos rios da cidade. Quem beber dessas águas ficará para fazer a história.

 

__________________________________________

* Eneas Barros é economista, jornalista, escritor, pesquisador e Gerente de Marketing da rede de restaurantes Favorito.

 

AUDITÓRIOS E CASAS DE SHOWS DE TERESINA

 DISCRIMINAÇÃO                           FONE                        CAPACIDADE

                                                      (lugares)

 

            Rio Poty Hotel                                  4009-4009                2.170

FIEPI                                                 3218-3000                   866

SEBRAE/PI                                      3216-1391                   213

Mestre Expedito                              3222-5772                   210

AIP                                                     3221-4344                   150

AGESPISA                                       3216-6300                     63

FUNDAC                                          3222-7100                   100

Assembléia Legislativa                  3133-3022                   250

Noé Mendes                                     215-5572                       50

SEST/SENAT                                  2107-0888                     80

Convention & Visitors Bureau        3221-3984                     30

Lord Hotel                                         3218-5500                   120

Real Pálace Hotel                            2107-2700                   180

OAB                                                  2107-5800                   270

Luxor Piauí                                        3131-3000                   220

Metropolitan Hotel                           3216-8000                   360

CEIR                                                  3198-1500                   200

Al Hotel                                             3232-6500                   300

Theatro 4 de Setembro                   3222-7100                   560

Sala Torquato Neto                         3222-7100                   140

Museu do Piauí                                3222-7100                     60

Casa da Cultura                               3215-7815                     60

Sala Madre Escobar                       3232-1038                   198

 

            TOTAL GERAL / DIA                                                        6.850

 

FONTE: Eneas Barros. Pesquisa direta.


destaques
• Artigo
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
• Gastronomia árabe
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
• Para os EUA
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
• "Je suis Charlie"
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
• Insultos
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
• "A Entrevista"
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
• Aviação
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
• Hotelaria
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
• Gastronomia e lazer
Recife ganha shopping especializado
• Programa de fidelidade
La Torre (BA) instala totens na recepção
• João Pessoa
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
• Veículos turísticos
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
• Trem na França
Transporte está com os dias contados?
• Marketing
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
• Festa em Sampa
Confira a programação cultural de aniversário
• Ocupação
Tam bate recorde nacional e internacional
• Aviação
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
• Aviação
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
• Destino
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
• Cultura
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
• Turismo
Rota da Cerveja fortalece o turismo no Rio de Janeiro
• Cinema
Jogos Vorazes lidera bilheterias nos EUA
• Disney Animation
"Operação Big Hero 6", da Disney, cria super-heróis com robôs
• Turnê
Bailarina francesa Sylvie Guillem fará turnê de despedida em 2015
• Ecoturismo
Conheça o verão do Valle Nevado
• Música
Beyoncé é artista mais bem paga da música em 2014 com U$115 milhões, diz Forbes
• Política
Angelina Jolie está "aberta" a uma carreira na política, diz Vanity Fair
• Abav
Abav 2014: Bahiatursa mostrou novidades do Estado
• Feiras
Teresina participa da 42º Expo Internacional de Turismo em São Paulo
• Cultura
Romance de Graham Greene sobre leprosos daria um grande filme
• Gastronomia
Banana Verde promove menu especial para o Dia Mundial do Vegetarianismo
• Turismo
Rio é 3º destino mais caro da Am. Latina; veja rankin
• Vaticano
Dois papas participam de evento para idosos no Vaticano
• Cinema
O Protetor", de Denzel Washington, lidera bilheterias
• Cinema
Atriz Amanda Bynes é presa
• Stella McCartney
Vestidos de Stella McCartney e Barbie de Lagerfeld brilham em Paris
• George Clooney e Amal
Clooney e Amal encerram núpcias do fim de semana com cerimônia civil em Veneza
• Cinema
George Clooney, vencedor do Oscar, vai receber o prêmio Cecil B. DeMille
• ONU
Leonardo DiCaprio é nomeado mensageiro da paz da ONU para assuntos climáticos
• ABAV 2014
Feira terá 150 hosted buyers internacionais
• Em Munique
Greve faz Lufthansa cancelar 110 voos
• Smartphones
Kennedy Space Center lança app guia
• 335 metros
Argentina construirá prédio mais alto da América Latina
• Na Europa
Vulcão islandês volta a ameaçar tráfego aéreo
• Em julho
Diária média nos EUA (US$ 117,81) cresce 4,8%
• Aviação
Infraero lança novo sistema sonoro para aeroportos
• Toscana
Catedral de Siena exibe piso para visitantes
• Lençois, BA
Chapada Diamantina (BA) realiza festival de literatura
• Chris Brown
Festa promovida por rapper acaba em tiroteio
• Gisele Bündchen
Top desembarca no Rio em jatinho particular


eneas
:.
A morte de um grande escritor
:.
A morte de um grande escritor
:.
Tóta Neto: um mágico da pâtisserie
:.
A lenda dos três sacos de ouro
:.
Papai Noel existe?
:.
Enigmas no sinal
:.
Velhos novinhos!
:.
Por que vou votar nulo
:.
Prato premiado é lançado no Favorito Bistrô
:.
Uma viagem pelo cordão sem ponta
:.
O último jantar do Titanic
:.
Liberdade de defesa
:.
Falta de profissionalismo afeta mercado de restaurantes em Teresina
:.
A solidão nossa de cada dia
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Histórias do carnaval
:.
O drogado do Porto das Barcas
:.
Soltem as amarras!
:.
A solidão dos Cursos de Turismo
:.
Crônicas de um baiano escrincha
:
Nidalvo Quinto: "A diáspora dos estudantes de turismo"
:.
O sangramento do malandro e a cumplicidade da Caverna
:.
A filha do sol do Equador
:.
João Nildo conta uma pequena história do diabo
:.
Lembrando um grande guerreiro
:.
Um passeio a Oeiras
:.
Teresina não é mais aquela
:.
Comentando Reis Velloso
:
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:
Por trás de minhas histórias
:
Edmílson Caminha escreve sobre "Nona"
:.
O último jantar no Titanic
:.
Dor e incompreensão
:.
A vitória da perseverança
:.
José Domingos de Brito: o colecionador de entrevistas
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O negócio do carnaval
:.
O mentor do turismo piauiense
:.
Carta a Joca Oeiras
:.
Viva o calor humano!
:.
Tombou um jequitibá
:.
La Pâtisserie
:.
Pratos & Vinhos
:.
Barra Grande clama pelo bom senso
:.
O mundo assombrado pelos palpites
:.
Perdoem-me a sinceridade
:.
15:50
:.
Uma dica de marketing
:.
O que a PMT fez pelo Turismo em 2009?
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O castelo encantado
:.
Barra Grande: um destino que cresce
:.
Uma década de revolução à mesa
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Hospitalidade é o maior atrativo de Teresina
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Saboroso aroma árabe
:.
O doutor e o menino sabido
:.
Favorito anuncia novos empreendimentos
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha e o "Perfume de resedá"
:.
Favorito expande empreendimentos
:.
SALIPI dá show de profissionalismo
:.
As agruras da distribuição
:.
Parnaíba está um caos!
:.
Sinalização e apoio entravam o turismo interno
:.
O desemprego é uma farsa
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Sofrimento na Rota das Águas
:.
Sete Cidades revigorada
:.
A complexa vida gastronômica de Teresina
:.
Uma análise sobre o turismo piauiense
:.
Zabelê, a índia dos Amanajós
:.
Por quem os sinos dobram no cemitério São José
:.
Barra Grande explode no Ano Novo
:.
A lenda de Zabelê
:.
Edmílson Caminha: "mão no fogo por Cineas Santos"
:.
Fontes Ibiapina de fio a pavio
:.
Edmílson Caminha responde se "Rosa cheirava"
:.
Piauí: História e geografia de um estado fascinante
:.
Lendas do Piauí
:.
5 de setembro de 1877: morre um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha comenta o
:.
APAE é espelho para a sociedade
:.
Edmílson Caminha relembra Caymmi
:.
Simplição
:.
O Garçom
:.
Atalaia em pé de guerra
:.
Douglas Machado na visão de Edmílson Caminha
:.
Edmílson Caminha apela aos "saciólogos"
:.
Lagoa do Fidalgo revista por Joca Oeiras
:.
Edmilson Caminha conta sobre a criação do Piauí
:.
Bares de Atalaia em obras
:.
Edmílson Caminha: "Teresina está de parabéns por tão ilustre filho que adota"
:.
Delta do rio Parnaíba: santuário ecológico
:.
A vingança da Guilhermina
:.
O curandeiro das Sete Cidades
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN