10 de abril de 1912. O Titanic parte do porto de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York. Cem anos depois, alguns descendentes estão entre os passageiros de um cruzeiro que partiu da Grã-Bretanha no último dia 8 de abril de 2012, para refazer a rota trágica do transatlântico e homenagear os 1.522 mortos na tragédia.
Parentes, amigos e curiosos incorporaram de tal forma a homenagem que alguns vestiram trajes da época para embarcar no MS Balmoral, em Southampton, no sul da costa inglesa. O Titanic, que deixou o porto com a certeza da insubmersão, naufragou nas águas geladas do Atlântico próximo a Newfoundland, no dia 14 de abril de 1912, após bater em um iceberg. Cerca de 700 pessoas conseguiram ser resgatadas, mas os botes salva-vidas foram insuficientes para salvar os demais. O Balmoral está seguindo a rota do Titanic. Quando chegar exatamente ao local, será realizado um memorial a bordo para marcar o centenário do desastre.
O relógio marcava 23:40 quando o majestoso R.M.S. Titanic, da companhia White Star Line, colidiu com um iceberg e interrompeu mais cedo um jantar luxuoso que ocorria na Primeira Classe. Os cardápios do Titanic foram meticulosamente elaborados por Chefs renomados, bem antes de seu lançamento ao mar, em sua viagem inaugural. A previsão para alcançar a cidade de Nova York era de uma semana, no dia 17. Antes de rumar definitivamente para o outro lado do Atlântico, o Titanic aportou em Cherbourg, na França, e Queenstown, na Irlanda, onde ainda foram embarcados alguns passageiros.
A cozinha sabia exatamente o que serviria durante os 7 dias em que a viagem duraria, incluindo também cardápios para as Segunda e Terceira Classes. Para a noite de 14 de abril de 1912, domingo, estava programado para a elite um Menu Degustação com dez cursos de pratos elegantemente harmonizados. A provisão de alimentos e bebidas para suprir todos os passageiros envolveu, dentre outros itens, cerca de 40 toneladas de batatas, 3 toneladas de manteiga, 20.000 garrafas de cerveja e 15.000 garrafas de água mineral.
Em primeiro curso, a equipe do principal Salão de Jantar serviu Hors D'Oeuvres (antepastos) e Ostras. Em seguida, Consommé Olga e Creme de Cevada. O jantar prosseguiu em terceiro curso com Salmão Poché com Molho Mousseline e Pepinos. O quarto curso levou aos convidados Filé Mignon Lili, Frango Refogado com Molho Lyonnaise e Vegetais. Como quinto curso, Cordeiro ao Molho de Hortelã, Pato Assado ao Molho de Maçã, Filé com Batatas Chateau, Ervilhas Verdes, Creme de Cenoura, Arroz e Batatas Cozidas a Parmentier. O sexto curso serviu Punch Romaine (drink). Como Sétimo Curso, Assado com Agrião. O oitavo curso trouxe Vinagrete de Aspargos Frios. O nono curso incluiu Patê de Foie Gras e Aipo. O décimo e último curso foi reservado às sobremesas, levando à mesa Pudim Waldorf, Pêssegos em Geléia Verde, Eclairs de Chocolate e Baunilha e Sorvete Francês.
A White Star Line preocupou-se em não discriminar os passageiros, por isso cuidou em preparar cardápios especiais para cada uma de suas 3 classes. Cada dia, uma novidade saía da imensa cozinha do suntuoso navio. Na hora do acidente, muitos já haviam se recolhido, satisfeitos com a noite. Os cursos haviam sido acompanhados com diferentes vinhos e licores em variedade e quantidade suficientes para produzir uma noite magnífica e nauseantes ressacas. Ao jantar se seguiram frutas frescas, queijos, cafés e cigarros. Em abril de 2007, um cardápio da Primeira Classe, utilizado na noite do naufrágio, foi vendido por US$ 88.500,00 pela casa de leilões Guernsey, atingindo o preço mais alto no leilão, aliás o maior já realizado com objetos que pertenciam ao famoso navio. O cardápio foi conservado pelo passageiro Adolphe Saalfeld, que sobreviveu à tragédia.
Em 1985, o explorador Robert Vallard encontrou o lugar onde o Titanic afundou, a quase 4 quilômetros de profundidade, próximo à ilha canadense de Newfoundland – uma fartura luxuosa entregue à solidão do Atlântico.
Os números do Titanic
O Titanic tinha 270 metros de comprimento e pesava 46.329 toneladas. Foi construído em quase 3 anos e custou aproximadamente US$ 450 milhões. À bordo estavam 2.227 passageiros para a viagem inaugural do navio. A banda que tocou até o momento final do naufrágio era composta por 8 músicos. O navio tinha, entre outras coisas, campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de “Café Parisiense”, era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época. No dia da colisão, o comandante recebeu 6 mensagens de aviso de iceberg de outros navios. O Titanic levava 3.560 coletes salva-vidas individuais e apenas 20 barcos. A parte da frente do navio levou 6 minutos para ir do nível da água ao fundo do mar. A de trás submergiu em 12 minutos.