Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
Voltar para página inicial do Turismo
Barra Grande clama pelo bom senso

Paz e amor!

Muitos haverão de lembrar essa frase, que nasceu na década de 60 oriunda do movimento hippie americano. Grupos de universitários – vamos repetir: universitários! – resolveu fazer um protesto contra as guerras e a sociedade de consumo, adotando uma postura que enaltecia a paz, a liberdade de expressão e a defesa do amor livre: “make love, not war”. Saíram das faculdades e ganharam as ruas. Deixaram crescer os cabelos e as barbas e usavam o mínimo de luxo possível, com camisetas e calças velhas e desbotadas como marca do movimento de contestação, além de um bem bolado símbolo trilinear inserido em um círculo que ganhou o mundo e se notabilizou respeitosamente na mídia e nos lares. O movimento, infelizmente, foi mal interpretado por muitos e acabou gerando em cadeia uma leva de desocupados que se intitulavam “hippies”, descaracterizando completamente a ideia primeira da luta pela paz e pelo amor. Esses pseudo-hippies, notabilizados pela imundice pessoal que se confundia com o despojamento do movimento, começaram a sobreviver às custas da bondade alheia, transformando-se em pedintes e drogados, sem a mínima objetividade em suas ações.

 

Mas, afinal de contas, o que o movimento hippie tem a ver com esse texto? A praia da Barra Grande, desconsiderando toda a evolução urbana que a tem engolido nos últimos anos, é um dos locais mais aprazíveis do estado do Piauí, não apenas pelas suas belezas naturais, circundadas por coqueirais e um berçário marinho, mas também pelo olhar atento de uma comunidade que ano a ano vem lutando para evitar a degradação e a desorganização que geralmente acompanha a evolução da atividade turística. Aqui você encontra paz e amor, literalmente!

 

Há alguns anos, vir à Barra Grande era um sacrifício. A estrada não oferecia o menor estímulo; ninguém se arriscava a colocar os seus carros na buraqueira que a ligava à civilização. O litoral do Piauí contentava-se com dois municípios, distribuídos em seus 66 km de extensão: Parnaíba, com 24km de costa, e Luís Correia, com 42km. Até que resolveram emancipar os dois principais povoados: Cajueiro da Praia, a quem Barra Grande é subordinada juridicamente, e Ilha Grande de Santa Isabel, com sede nos Morros da Mariana.

 

Mas esses detalhes de interesse mais político do que ambiental não foram suficientes para afetar a tranqüilidade da praia. Havia – e sempre houve – um diferencial enorme em relação aos problemas estruturais de outras regiões litorâneas, que a Barra Grande vem administrando com sabedoria: a coerente vigilância de sua comunidade.

 

Há pelo menos trinta anos, os moradores da Barra Grande vêm se conscientizando da importância de preservar as suas características simples de bem conviver com a natureza. Se você tivesse tido a oportunidade de passar por esta região na década de 80, iria perceber o quanto as famílias, dentro de suas limitações de contato com os grandes centros ou de conscientização ambiental, valorizavam os pequenos detalhes que enalteciam a preservação sem sequer terem noção do que isso significava. As ruas eram limpas, ainda que traçadas na areia de praia; as fachadas das casas traziam flores nas janelas; os jardins eram bem cuidados; os quintais varridos; as plantas ornamentais sobressaíam-se magníficas; as casas mantinham-se bem aparentadas, pintadas com cores vivas e mantidas limpas. Na praça principal da cidade, onde se instalou uma igreja cujas recentes obras de ampliação foram embargadas, os moradores costumavam se encontrar nos finais de tarde. Como não havia bancos para sentar, as pessoas sentavam-se no chão de areia grossa e depois sacudiam as saias e batiam os shorts ou bermudas, sem haver preocupação com sujeira: a areia da praia não altera a forma e não suja. Naquela época de tranquilidade, as famílias tinham por hábito esperar os barcos chegarem do alto, para receber os seus entes pescadores que voltavam repletos de boa colheita. No bar que os acolhia, bebericagens eram sempre acompanhadas por boas histórias e os melhores peixes eram servidos com farinha d’água a quem estivesse por perto, para experimentarem da solidariedade do mar. A vida era bem mais simples do que imaginamos, ao observarmos essa mesma região nos dias de hoje. Não havia a forte especulação sobre a produção do dia, a ganância dos atravessadores ou a pesca industrial, que enterrou de vez a arte de enfrentar no braço a solidão mar adentro. Mas – pasmem! – os moradores continuam a bem cuidar dos seus quintais.

 

Deixando de lado esses problemas do mundo real da Barra Grande, pelo menos um aspecto a região conseguiu manter intacto em todos esses anos de pressão sobre o seu crescimento urbano: a coerência sobre a ocupação e uso do solo. Ninguém é contra – e jamais será – o desenvolvimento inevitável que com certeza continuará tomando posse do lugar. Mas há, porém, alguns aspectos que precisam ser levantados, quando lançamos um olhar um pouco mais crítico. Antes, vale a pena lembrar que a arquitetura predial da Barra Grande é algo simplesmente fantástico, especialmente restaurantes e pousadas, cujo bom gosto de seus proprietários não deixa nada a desejar a grandes destinos turísticos. Some-se a isso a tipicidade das casas residenciais, onde os moradores têm por hábito pintar as suas fachadas com cores vivas e contrastantes, gerando um cenário receptivo e extremamente agradável, o que empresta ao lugar uma atmosfera de completa harmonia e saudável convivência, além da harmonia de suas ruas naturais, com iluminação discreta e instalada em postes de madeira rústica e luminárias artesanais.

 

Qualquer estudioso da atividade turística sabe que o Turismo é predador, quando não acompanhado de um planejamento adequado. São inúmeros os casos de regiões que fracassaram porque não apresentaram a mínima preocupação com as suas áreas visadas por fluxos de pessoas ávidas por novas aventuras. O exemplo mais próximo é a praia de Atalaia, no litoral do Piauí, cuja desestrutura turística deixou-a entregue a um turismo predador, sem planejamento, movido ao bel prazer de interesses políticos e de projetos que nunca foram discutidos com a comunidade local e ainda hoje têm dificuldade de se firmar. Ali já foi feito tudo para dar certo, mas qualquer iniciativa esbarra na falta de conscientização e ousadia empresarial e em projetos inadequados. A grande maioria das ingerências públicas afeta diretamente a estrutura de atendimento. Diferentemente do que ocorre na Barra Grande, a população de Luís Correia jamais ousou abrir oportunidades para discutir os projetos que vêm alterando as suas formas de relações comerciais e de sobrevivência.

 

Quando voltamos os olhos para as zonas residenciais, os problemas são bem mais graves. Qualquer desavisado pode notar que Luís Correia é uma cidade sem planejamento. Por longos anos, as suas residências próximas à faixa de mar foram engolidas pela areia, porque um plano de contenção de dunas demorou a chegar. Os moradores não exerciam pressão. A exemplo de outras regiões, como a praia da Pedra do Sal, os visitantes notadamente teresinenses compravam as casas dos pescadores e ali implantavam suas casas de veraneio, descaracterizando a vila que sempre fora sustentada do que o mar oferecia. Hoje, se ganha mais dinheiro atendendo ao turista do que sobrevivendo de costumes antigos. Um aspecto, no entanto, não acompanhou essa mudança radical: a discussão da comunidade sobre a nova realidade que se avizinhava e que chegou para alterar sobremaneira a forma como a população se relacionava com o visitante e com os seus próprios hábitos diários. Por outro lado, a Barra Grande está constantemente recebendo turistas estrangeiros, especialmente europeus, que levam aos seus países a imagem de um local maravilhoso, encantador e, sobretudo, hospitaleiro.

 

No povoado da Barra Grande, a população sempre esteve atenta a essas interferências externas. Representantes locais de sua comunidade querem saber como a atividade turística pode interferir no seu dia-a-dia. Afinal de contas, são eles que estão labutando o ano inteiro para sobreviver. Associada a esse aspecto da sobrevivência existe a preocupação com o meio ambiente, com a preservação de um ecossistema ameaçado pela invasão da modernidade. Os moradores exigem coerência não apenas de seus irmãos que investem em novas formas de serviços, como pousadas, restaurantes, bares, lojas de souvenirs etc., mas também dos projetos governamentais que estão constantemente a bater na porta de uma região promissora, especialmente depois que o asfalto diminuiu o tempo de percurso. Um exemplo claro está na recente discussão sobre a implantação de uma praça, trazida do gabinete da Secretaria de Turismo, através de projeto do arquiteto Júlio Medeiros, para desembocar em uma área que ninguém aceitou como propícia. Quando a comunidade soube da existência do projeto, muitas etapas já haviam sido cumpridas. Uma ação rápida levou a um posicionamento do Ministério Público, que convocou uma audiência pública para discutir o assunto.

 

As manifestações contrárias de moradores e de representantes da comunidade da Barra Grande foram muitas durante a audiência, que ocorreu em meados de julho. A professora Claudete Dias, doutora em História e habitante da Barra Grande há pelo menos 25 anos, foi uma das que se manifestou contra a ação da Secretaria de Turismo, cujo projeto polêmico recebeu verbas do Ministério do Turismo. Doutora Claudete chamou a atenção para os efeitos maléficos que a praça trará à região, lembrando que a sua localização é inadequada e que a proposta – que envolve palco para apresentações musicais e shows – fere a tranqüilidade de um povoado que sempre primou exatamente pelo sossego. “Não estamos gratuitamente contra a praça, que pode até ser necessária em futuro – comentou doutora Claudete – mas é preciso lembrar que a Barra Grande carece de outros serviços mais urgentes e imprescindíveis e que deveriam ser prioridade”. A professora foi pioneira na implantação de projetos de preservação ambiental na região da Barra Grande e uma das primeiras vozes a se manifestar pela defesa de suas originalidades, através do projeto “Ambiente-se”.

 

Além desses aspectos, a localização da praça, denominada “Praça do Pescador”, fica afastada do centro urbano e recebe rajadas de vento que levarão ao restante do povoado toda a sonoridade das futuras programações musicais. Vale lembrar que os poucos grandes eventos que aconteceram na Barra Grande em nada melhoraram a região, tendo sido produzidos por pessoas de fora e freqüentado também por pessoas que vieram à praia atraídas exclusivamente pelo evento. Não houve ingerência da população local, que se viu distante de festividades que só deixaram o incômodo de seus decibeis.

 

“Barra Grande é, na verdade, uma concha acústica; qualquer som em qualquer lugar é ouvido em todos os cantos, por isso lutamos diariamente para que os visitantes tenham bom senso e evitem sons agressivos ao sossego do lugar”, ressaltou doutora Claudete.

 

Essa insistência, que para muitos parece antipática e desnecessária, foi responsável por estabelecer na Barra Grande uma calma pouco encontrada em outras praias. Todos haveremos de concordar que vivemos uma ditadura da musicalidade, pois por onde andamos não há como livrarmo-nos da predominância dos bate-estacas. Hoje, o visitante chega à Barra Grande e percebe um local tranqüilo, sem a barulheira infernal que vem agitando e invadindo as praias, como a gerada por carros de sons que mais parecem boates ambulantes. Além disso, os moradores continuam preservando as suas fachadas, os seus quintais, os seus jardins, a tranquilidade de suas ruas, o bom gosto de seus negócios. Esse é um exemplo do qual os visitantes precisam tirar proveito e perceber que, em uma relação de troca, prevalece o costume local: paz e amor como uma saudação ao outrora valoroso movimento hippie.


destaques
• Artigo
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
• Gastronomia árabe
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
• Para os EUA
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
• "Je suis Charlie"
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
• Insultos
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
• "A Entrevista"
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
• Aviação
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
• Hotelaria
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
• Gastronomia e lazer
Recife ganha shopping especializado
• Programa de fidelidade
La Torre (BA) instala totens na recepção
• João Pessoa
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
• Veículos turísticos
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
• Trem na França
Transporte está com os dias contados?
• Marketing
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
• Festa em Sampa
Confira a programação cultural de aniversário
• Ocupação
Tam bate recorde nacional e internacional
• Aviação
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
• Aviação
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
• Destino
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
• Cultura
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
• Turismo
Rota da Cerveja fortalece o turismo no Rio de Janeiro
• Cinema
Jogos Vorazes lidera bilheterias nos EUA
• Disney Animation
"Operação Big Hero 6", da Disney, cria super-heróis com robôs
• Turnê
Bailarina francesa Sylvie Guillem fará turnê de despedida em 2015
• Ecoturismo
Conheça o verão do Valle Nevado
• Música
Beyoncé é artista mais bem paga da música em 2014 com U$115 milhões, diz Forbes
• Política
Angelina Jolie está "aberta" a uma carreira na política, diz Vanity Fair
• Abav
Abav 2014: Bahiatursa mostrou novidades do Estado
• Feiras
Teresina participa da 42º Expo Internacional de Turismo em São Paulo
• Cultura
Romance de Graham Greene sobre leprosos daria um grande filme
• Gastronomia
Banana Verde promove menu especial para o Dia Mundial do Vegetarianismo
• Turismo
Rio é 3º destino mais caro da Am. Latina; veja rankin
• Vaticano
Dois papas participam de evento para idosos no Vaticano
• Cinema
O Protetor", de Denzel Washington, lidera bilheterias
• Cinema
Atriz Amanda Bynes é presa
• Stella McCartney
Vestidos de Stella McCartney e Barbie de Lagerfeld brilham em Paris
• George Clooney e Amal
Clooney e Amal encerram núpcias do fim de semana com cerimônia civil em Veneza
• Cinema
George Clooney, vencedor do Oscar, vai receber o prêmio Cecil B. DeMille
• ONU
Leonardo DiCaprio é nomeado mensageiro da paz da ONU para assuntos climáticos
• ABAV 2014
Feira terá 150 hosted buyers internacionais
• Em Munique
Greve faz Lufthansa cancelar 110 voos
• Smartphones
Kennedy Space Center lança app guia
• 335 metros
Argentina construirá prédio mais alto da América Latina
• Na Europa
Vulcão islandês volta a ameaçar tráfego aéreo
• Em julho
Diária média nos EUA (US$ 117,81) cresce 4,8%
• Aviação
Infraero lança novo sistema sonoro para aeroportos
• Toscana
Catedral de Siena exibe piso para visitantes
• Lençois, BA
Chapada Diamantina (BA) realiza festival de literatura
• Chris Brown
Festa promovida por rapper acaba em tiroteio
• Gisele Bündchen
Top desembarca no Rio em jatinho particular


eneas
:.
A morte de um grande escritor
:.
A morte de um grande escritor
:.
Tóta Neto: um mágico da pâtisserie
:.
A lenda dos três sacos de ouro
:.
Papai Noel existe?
:.
Enigmas no sinal
:.
Velhos novinhos!
:.
Por que vou votar nulo
:.
Prato premiado é lançado no Favorito Bistrô
:.
Uma viagem pelo cordão sem ponta
:.
O último jantar do Titanic
:.
Liberdade de defesa
:.
Falta de profissionalismo afeta mercado de restaurantes em Teresina
:.
A solidão nossa de cada dia
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Histórias do carnaval
:.
O drogado do Porto das Barcas
:.
Soltem as amarras!
:.
A solidão dos Cursos de Turismo
:.
Crônicas de um baiano escrincha
:
Nidalvo Quinto: "A diáspora dos estudantes de turismo"
:.
O sangramento do malandro e a cumplicidade da Caverna
:.
A filha do sol do Equador
:.
João Nildo conta uma pequena história do diabo
:.
Lembrando um grande guerreiro
:.
Um passeio a Oeiras
:.
Teresina não é mais aquela
:.
Comentando Reis Velloso
:
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:.
Carta à Rede Petista
:
Por trás de minhas histórias
:
Edmílson Caminha escreve sobre "Nona"
:.
O último jantar no Titanic
:.
Dor e incompreensão
:.
A vitória da perseverança
:.
José Domingos de Brito: o colecionador de entrevistas
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O negócio do carnaval
:.
O mentor do turismo piauiense
:.
Carta a Joca Oeiras
:.
Viva o calor humano!
:.
Tombou um jequitibá
:.
La Pâtisserie
:.
Pratos & Vinhos
:.
Barra Grande clama pelo bom senso
:.
O mundo assombrado pelos palpites
:.
Perdoem-me a sinceridade
:.
15:50
:.
Uma dica de marketing
:.
O que a PMT fez pelo Turismo em 2009?
:.
Ubaldo, o paranóico
:.
O castelo encantado
:.
Barra Grande: um destino que cresce
:.
Uma década de revolução à mesa
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Hospitalidade é o maior atrativo de Teresina
:.
Uma talagada que dá gosto
:.
Saboroso aroma árabe
:.
O doutor e o menino sabido
:.
Favorito anuncia novos empreendimentos
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
A morte de um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha e o "Perfume de resedá"
:.
Favorito expande empreendimentos
:.
SALIPI dá show de profissionalismo
:.
As agruras da distribuição
:.
Parnaíba está um caos!
:.
Sinalização e apoio entravam o turismo interno
:.
O desemprego é uma farsa
:.
O cliente nem sempre tem razão
:.
Sofrimento na Rota das Águas
:.
Sete Cidades revigorada
:.
A complexa vida gastronômica de Teresina
:.
Uma análise sobre o turismo piauiense
:.
Zabelê, a índia dos Amanajós
:.
Por quem os sinos dobram no cemitério São José
:.
Barra Grande explode no Ano Novo
:.
A lenda de Zabelê
:.
Edmílson Caminha: "mão no fogo por Cineas Santos"
:.
Fontes Ibiapina de fio a pavio
:.
Edmílson Caminha responde se "Rosa cheirava"
:.
Piauí: História e geografia de um estado fascinante
:.
Lendas do Piauí
:.
5 de setembro de 1877: morre um grande guerreiro
:.
Edmílson Caminha comenta o
:.
APAE é espelho para a sociedade
:.
Edmílson Caminha relembra Caymmi
:.
Simplição
:.
O Garçom
:.
Atalaia em pé de guerra
:.
Douglas Machado na visão de Edmílson Caminha
:.
Edmílson Caminha apela aos "saciólogos"
:.
Lagoa do Fidalgo revista por Joca Oeiras
:.
Edmilson Caminha conta sobre a criação do Piauí
:.
Bares de Atalaia em obras
:.
Edmílson Caminha: "Teresina está de parabéns por tão ilustre filho que adota"
:.
Delta do rio Parnaíba: santuário ecológico
:.
A vingança da Guilhermina
:.
O curandeiro das Sete Cidades
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN