Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
PIAUÍ - Um Estado de Surpresas
Parque Nacional Serra da Capivara

Atravessando o Estreito de Behring, o homem passou pela América do Norte, cruzou a América Central e permaneceu uma temporada no estado do Piauí. Aqui ele se estabeleceu, se multiplicou, deixou suas pinturas nas rochas, enterrou os seus mortos e abandonou inúmeros objetos que hoje se transformaram em valiosos achados arqueológicos. Outro pressuposto vem de cientistas que se desdobram dia e noite para provar que o homem mais antigo das três Américas viveu no Piauí, há 48 mil anos. Essa datação tem como base a análise do Carbono 14 encontrado nos restos de uma fogueira que teria sido feita pela mão humana, e não pela combustão natural. Um dos argumentos procura provar que, se fosse combustão natural, com certeza outros focos de incêndio deveriam ter sido encontrados na região.

Controvérsias à parte, a verdade é que a região da Serra da Capivara abriga o mais velho sítio arqueológico das Américas, com suas pinturas rupestres declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Criado pelo Decreto 83.548, de 5 de Junho de 1979, com 129.139 hectares de área, o Parque Nacional Serra da Capivara é o centro das atenções dos arqueólogos e estudiosos do mundo inteiro. Administrado pelo IBAMA, o parque possui pelo menos 500 sítios arqueológicos cadastrados e em estudo, cujos fósseis e objetos encontrados têm ajudado a esclarecer o povoamento das Américas. Diversas urnas funerárias (enterramentos indígenas) foram encontrados nos sítios dos desfiladeiros da Capivara, com datações que chegam a 4,5 mil anos. O parque está localizado a sudeste do Piauí, distante 534 quilômetros de Teresina.

As descobertas tomaram tamanha dimensão que em 1986 foi criada a Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, dirigida pela arqueóloga paulista Niède Guidon. A Fundação vem buscando novos vestígios, catalogando descobertas e enriquecendo o museu instalado na região. Urnas funerárias, fósseis de mastodontes, cavalos, lhamas, tigres dente-de-sabre, preguiças gigantes, tatus gigantes e fósseis humanos fazem parte de um sem-número de achados da Serra da Capivara, cujo passado traduz também a riqueza deixada pelas civilizações pré-históricas através de suas pinturas rupestres, que representam rituais de caça, animais de então, cenas de sexo e figuras humanas. A área do parque está contida em três municípios: São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e São João do Piauí.

Principais sítios em estudo

Sítio do Boqueirão da Pedra Furada – o mais importante da serra, por ter sido o local onde foram feitas as datações mais antigas.
Sítio do Meio – onde foram encontrados restos de cerâmicas pré-históricas de aproximadamente 12 mil anos.
Sítio do Perna – onde foi encontrado soterrado um painel com inscrições.
Toca do Rodrigues – sítio em estudo, onde estão sendo realizadas as escavações mais recentes.
Toca do Antonião – onde foi encontrado o esqueleto de uma mulher, batizada de “Zazá”, datado de aproximadamente 12 mil anos.

O Carbono 14 e a idade dos fósseis

O teor de carbono radioativo, cujo símbolo é C14, determina a idade dos fósseis. Os seres vivos absorvem carbono da atmosfera, e quando morrem cessa essa absorção. A velocidade de desintegração do fóssil é baseada na perda do C14, cuja meia vida é de 5.730 anos. Assim, pela análise do C14 sabe-se a idade do fóssil, contada de acordo com a ilustração.

Tempo zero: morte do animal ou da planta.
Após 5.730 anos, resta metade do C14.
Após 11.460 anos, resta 1/4 do C14.
Após 17.190 anos, resta 1/8 do C14.
Após 22.920 anos, resta 1/16 do C14
Após 60.000 anos resta 1/1.000 do C14


 

O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN