Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
PIAUÍ - Um Estado de Surpresas
Litoral

Santuário ecológico em mar aberto
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, no extremo sul do Piauí, a uma altitude de 709 metros. Percorre 1485 quilômetros até desaguar no oceano Atlântico em forma de delta, depois de banhar 22 municípios piauienses. O seu percurso serve de divisa entre os estados do Piauí e Maranhão e descortina no litoral uma área de 2700 quilômetros quadrados de belezas selvagens, descoberta em 1571 pelo navegante português Nicolau de Resende. A área do delta se distribui entre 35% pertencentes ao estado do Piauí e 65% ao Maranhão.


Mapa do Delta. Clique na imagem para ampliar

O litoral do Piauí é o menor do Nordeste. Com 66 quilômetros de extensão, dá acesso ao mar a quatro municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. As suas águas são rasas, o suficiente para ter provocado o naufrágio do navio português, que perdeu sua carga mas contribuiu para o registro de uma região de inestimável potencial ecológico.



Ao se aproximar do litoral, o rio Parnaíba abre-se em cinco “braços” distintos, formando o único delta em mar aberto das três Américas – os outros dois são o do rio Mekong, na Ásia, que se abre ao mar pelo Vietnã, e o do rio Nilo, na África. No extremo leste fica o braço do rio Igaraçu, que banha a cidade de Parnaíba e deságua na região do porto de Luís Correia, formando um recanto de tartarugas marinhas. Em sentido anti-horário seguem-se as baías das Canárias, do Caju, da Melancieira e de Tutóia, formando o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto “braços”, respectivamente. Juntos agrupam mais de 80 ilhas e ilhotas, que se cercam de mistérios e proporcionam verdadeiras aventuras pelos seus igarapés.

Nesse santuário ecológico estão imponentes dunas de areia branca e os mangues com suas raízes aéreas, responsáveis pela maior produção de caranguejos do país. Compõe a paisagem uma fauna exótica, que mistura naquele vasto ambiente garças, guarás, cavalos selvagens, jacarés-do-papo-amarelo, macacos-prego, siris e muitas outras espécies.

Para visitar o delta é preciso chegar à cidade de Parnaíba, a 335 quilômetros ao norte de Teresina, a capital piauiense. Com 130 mil habitantes, Parnaíba é dotada de um aeroporto que recebe vôos regulares com conexões para o resto do país. Nos últimos anos, a cidade triplicou o número de agências de viagens que operam receptivo, especializadas em passeios ao delta e dotadas de barcos próprios, oferecendo roteiros cada vez mais interessantes. A duração de um passeio pode variar de 2 a 8 horas. Quando inclui almoço a bordo, a aventura exige sair bem cedo da manhã e retornar por volta das 4 da tarde, dependendo do horário da maré.

Penetrando os igarapés, que são os percursos entre as pequenas ilhas, as chalanas passam por inúmeras surpresas, como a exibição dos cardumes dos peixes quatro-olhos, que acompanham as embarcações. A paisagem é deslumbrante e o prazer de estar em pleno delta é insuperável. A ilha mais visitada é a do Caju, de propriedade da família Clark, que conta com uma pousada adaptada de uma fazenda do século passado. Na ilha do Caju as surpresas não param. Convivendo em harmonia, a fauna e a flora são protegidas por programas educacionais e ambientais, para manter o eterno equilíbrio de seus ecossistemas. Cavalos conduzem os visitantes a passeios espetaculares, um dos quais chega ao ponto alto da ilha, de onde se avista toda a sua paisagem de fascínio.


 

 

O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN