Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Você Sabia Que...
AZEITE DE OLIVA: O CHAMADO “OURO LÍQUIDO”

No Brasil, a literatura sobre azeites é muito mais escassa do que a disponível sobre vinhos. Por este motivo resolvemos detalhar um pouco mais a história do azeite e os benefícios que ele proporciona no bem estar, saúde e longevidade do ser humano.
Temos a certeza que, após esta leitura, o seu interesse pelo maravilhoso mundo dos bons azeites portugueses irá aumentar.

 

Muito saboroso e considerado um produto que traz benefícios à saúde, o azeite de oliva mesmo que consumido periodicamente, nesta época do ano ganha mais destaque por ser um ingrediente indispensável no preparo do menu de Páscoa, cujo prato principal é o bacalhau.

 

 

CURIOSIDADES SOBREAS OLIVEIRAS, AZEITONAS E AZEITES

 

- Em Portugal é comum encontramos oliveiras em jardins de hotéis ou de casas de bom padrão. Uma oliveira com 50 anos é uma árvore muito valiosa em termos de paisagismo. Além de bonita, traz bom fluído para o local onde está implantada.

 

- A oliveira é uma árvore com uma vida muito longa. Normalmente a oliveira é rentável comercialmente, produzindo azeitonas, dos 10 aos 120 ou 150 anos. Em Portugal existem várias oliveiras com mais de 1.000 anos. Claro que nestes casos a produção é muito pequena. Estas oliveiras antiquíssimas podem ser vistas, por exemplo, em Serpa, uma pequena vila do Alentejo.

 

- As folhas da oliveira renovam-se ao longo dos anos, mas a quantidade total permanece a mesma nas diferentes estações do ano. É uma árvore de folhas perenes.

 

- Até os dias atuais não se descobriu um micro clima no Brasil que permitisse a produção de azeitonas comercialmente viável. Em algumas regiões as oliveiras crescem, ficam bonitas, mas produzem poucas azeitonas. Este é o motivo pelo qual todos os azeites consumidos no Brasil são importados.

 

- Ao viajarmos por Portugal podemos ver oliveiras plantadas em todas as regiões, de norte a sul. Portugal é o maior exportador de azeite para o Brasil. A importância do azeite em Portugal é uma realidade confirmada pelo fato do valor das exportações de azeite português para o Brasil serem quatro vezes superiores às do vinho português.

 

- Todas as azeitonas são negras se as deixarem amadurecer até ao fim.

 

- Para extrair 1 litro de azeite são necessárias, em média, 5 a 6 Kg de azeitonas.

 

- O grau de acidez pouco ou nada tem a ver com o aroma e o sabor do azeite. A acidez tem a ver com a quantidade de ácidos gordos livres que o azeite possui e também com a variedade e o estado de maturação da azeitona quando é colhida.

 

- A cor do Azeite não está diretamente ligada ao seu sabor ou aroma. O azeite com coloração verde provém da prensagem de azeitonas ainda verdes, enquanto que o azeite dourado provém da prensagem de azeitonas maduras. Mas o azeite é geralmente obtido a partir de uma mistura de variedades de azeitonas, com diferentes graus de maturação.

 

- Por ser um produto natural, o azeite, ao contrário do vinho, não melhora com o tempo. Por isso é melhor que seja consumido cedo. Quando bem acondicionado, pode conservar-se sem alteração das suas características, durante 24 meses a partir da extração.

 

- O rendimento do azeite é maior do que o de outras gorduras vegetais, tanto em frio como em quente.

 

- O azeite deve ser guardado em recipientes de vidro, de preferência escuros, ou em recipientes de aço inox. Deve ser mantido em local fresco, sem luz e longe de produtos com aromas intensos para evitar que os absorva.

 

- Quando sujeito a temperaturas muito baixas o azeite pode solidificar. Contudo, ele retomará ao seu aspecto original quando de volta à temperatura ambiente, não perdendo nenhuma das suas características.

 

CUIDADO NA ESCOLHA  DE UM AZEITE DE QUALIDADE

 

- No Brasil, a grande maioria dos consumidores considera apenas a acidez do azeite antes de realizar a sua aquisição. Vamos observar alguns detalhes importantes sobre a acidez dos azeites.

 

- Todos os azeites com acidez inferior a 1% são classificados como azeite de oliva extra virgem, ou seja, são azeites teoricamente com boa qualidade.

 

- Afirmar que um azeite com 0, 4% de acidez, é melhor do que um outro, com 0, 6% de acidez, equivale a dizer que um vinho com graduação alcoólica de 13% é superior a outro com 12, 5%. Tanto pode estar certo como errado.

 

- A acidez de um azeite pode ser diminuída através de processos químicos.

 

- O bagaço que sobra após a extração do azeite pode ser refinado para a extração de mais óleos, estes de qualidade inferior e duvidosa.

 

- Conclusão:

 Se desejar um azeite de qualidade, verifique se a acidez é inferior a 1%, se o produto está dentro do prazo de validade, e se foi engarrafado por um produtor ou por um comerciante. Tal como os vinhos, geralmente os azeites engarrafados pelos próprios produtores tem uma qualidade superior à dos comerciantes. Todos os azeites deste catálogo são engarrafados pelos respectivos produtores.

 

CLASSIFICAÇÃO DOS AZEITES DE OLIVA

 

- Azeite de Oliva Extra Virgem

É obtido unicamente do fruto da oliveira, através de procedimentos mecânicos ou físicos, em condições térmicas que não ocasionam alterações do mesmo e que não tenha sofrido outro tratamento que não seja lavagem, decantação, centrifugação ou prensagem e filtragem. Apresenta um aroma e um sabor excepcional e cuja acidez expressa em ácido oléico seja inferior a 1%. Do ponto de vista organoléptico, o azeite de oliva virgem extra é considerado o de maior qualidade.

 

- Azeite de Oliva Virgem

É obtido da mesma forma do azeite extra virgem, porém apresentando acidez mais elevada, entre 1% e 2%.

 

- Azeite de Oliva

Os azeites de oliva que não alcançam um sabor perfeito ou que contém um elevado grau de acidez são submetidos a um processo de refino. O azeite de oliva refinado não se comercializa como tal, mas sim como uma mescla com azeites de oliva virgens comestíveis - em diferentes proporções segundo as exigências do mercado - para dar origem ao que se conhece comercialmente como 'azeite de oliva'.

 

Fonte: www.adegaalentejana.com.br

destaque
Artigo
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
Gastronomia árabe
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Para os EUA
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
"Je suis Charlie"
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Insultos
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
"A Entrevista"
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Aviação
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Hotelaria
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Gastronomia e lazer
Recife ganha shopping especializado
Programa de fidelidade
La Torre (BA) instala totens na recepção
João Pessoa
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Veículos turísticos
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Trem na França
Transporte está com os dias contados?
Marketing
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Festa em Sampa
Confira a programação cultural de aniversário
Ocupação
Tam bate recorde nacional e internacional
Aviação
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Aviação
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Destino
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Cultura
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015

pt
:: Vivendo e Aprendendo
Apreciador ou Bebedor ?
:: Vivendo e Aprendendo
Pontuação de Vinhos
:: Vivendo e Aprendendo
Não Abra um Restaurante.
:: Vivendo e Aprendendo
Azeite de Oliva
:: Vivendo e Aprendendo
A História do Vinho
:: Culinária e Costumes
Elogio dos cajus
:: Culinária e Costumes
Vai dar nos gostos.
:: Vivendo e Aprendendo
A Culinária como Common
:: Você Sabia Que...
AZEITE DE OLIVA: O CHAMADO “OURO LÍQUIDO”
:: Você Sabia Que...
Signos e Comida.
:: Vivendo e Aprendendo
A História das Madeleines.
:: Você Sabia Que...
Panelas: Interferência na saúde....
:: Culinária e Costumes
Os mil e um pratos
:: Vivendo e Aprendendo
Mussarela ou Muçarela?
:: Vivendo e Aprendendo
Um pouquinho da história do Quiche
:: Culinária e Costumes
SUSHI - a mais conhecida das iguarias japonesas.
:: Vivendo e Aprendendo
"Macarons... Um segredo que nasceu na italia!!!!!!"
:: Receita Gastronômica
Charutinho de Folha de Uva
:: Receita Gastronômica
Bolinho de Bacalhau
:: Vivendo e Aprendendo
A História da Pizza
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN