Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
Voltar para página inicial do Turismo
(Trans)formação cultural

Livro: agente de (trans)formação cultural

 

“Que nunca livro fique longe de

tuas mãos e de teus olhos...”

 (São Jerônimo)



Um bom livro é aquele capaz de transportar o leitor para o universo de suas páginas e aguçá-lo os pensamentos mais profundos. Aquele cuja função é retirar do isolamento cultural até mesmo as mentes mais tacanhas.

Um bom livro na verdade é aquele capaz de transformar o mero expectador de histórias em leitor potencialmente crítico, capaz de reconhecer desejos e sensações próprios de sua natureza, mas que se achavam recolhidos.

Não raro, os leitores, temos nos deparado com situações cotidianas descrita nos livros semelhantes às nossas e que jamais imaginávamos compor uma obra de arte. Mas é justamente da simplicidade das coisas que se constrói uma obra literária, uma música, uma pintura, uma escultura...

A verdadeira obra de arte não abre espaço para o supérfluo, ela filtra o que há de mais natural e verdadeiro, para só depois fluir. Assim foi com o mestre Guimarães Rosa ao escrever as Primeiras Estórias. Ali o autor filtrou o que havia de mais original e com a simplicidade que lhe era peculiar reinventou a linguagem da prosa brasileira. Basta compreender a natureza de seus contos, notadamente “O Espelho” (sugestivamente o 11º conto do livro) em que o reflexo real-imaginário é capaz de levar o personagem-narrador a um universo metafísico e como se lhe moldasse a personalidade vai revelando a verdadeira essência da natureza humana, tudo isso sem lançar mão dos artificialismos baratos que só empobrecem a nossa literatura.

O escritor da geração de 45 da nossa produção cultural, juntamente com Clarice Lispector e outros nomes foram capazes de revolucionar o processo de criação literária. De Guimarães a Clarice (para citar apenas os dois mais destacados) é possível observar recursos e elementos novos que se incorporaram à nossa vivência de leituras, como por exemplo: uso de aliterações, cadências métricas (visto que Guimarães rompeu as barreiras entre poesia e prosa), introspecção, neologismos, instantes de epifania (notadamente em Clarice Lispector).

Conhecedor que era de vários idiomas e da cultura de tipos sertanejos, Guimarães Rosa nos legou um estudo rico e apurado de um dos mais importantes processos de formação de palavras – a composição por aglutinação. Além disso, vieram também a valorização dos arcaísmos, eruditismos, hibridismos. Damos-nos conta, então, de que a leitura, imprescindível que é na vida do indivíduo, nos dimensiona para o universo de conhecimento do mundo, de nós mesmos.

O escritor espanhol Miguel de Cervantes é prova inconteste do quanto a literatura pode nos acrescentar. Dom Quixote, sua mais conhecida e ousada obra de ficção é, e continuará sendo, de uma visível e impressionante vitalidade, pois conseguiu resistir à ação do tempo e ser lida nos dias atuais. Portanto, uma obra de arte atemporal.

Além de sucessivas reedições, algumas em comemoração ao quarto centenário de sua publicação, o livro de Cervantes é um refinado escudo de defesa da leitura; mais que isso é um fomentador inabalável desta. Não há leitor potencialmente crítico que não tenha lido ou ouvido falar do melhor livro de literatura universal do mundo, conforme seleção dos maiores críticos em 2002.

Dom Quixote enraizou-se no seio universal com uma estória comovente e engraçada, mas que não se aproxima nenhum pouco do grotesco. Pelo contrário, Dom Quixote é, em essência, uma verdadeira metáfora, capaz de construir outros pontos e/ou elementos de riqueza literária como a intertextualidade. É possível enxergar pontos intertextuais com as histórias de cavalaria medievais de Carlos Magno, Rolando, Lancelote, Percival, Huon, entre outros. Além do mais inclui elementos argumentativos e metalingüísticos.

O livro é todo construído com foco voltado para o processo de formação do leitor, da construção do hábito da leitura, o que o torna ainda mais necessário, pois cumpre diversas funções. Dom Quixote não só capta o leitor de forma a transportá-lo para o universo de suas páginas como o faz reconhecer-se nela – na própria história.

Nos dias de hoje ainda é possível encontrar leitores (in)saciáveis (entenda-se aqui o termo no sentido de querer mais, não no sentido de esgotamento, falta de gosto, desinteresse) e é por isso que ele (o leitor) está sempre em busca dos processos criativos da obra que está lendo. Dom Quixote permite, sem adequação a estudos técnicos, entendermos a lógica de sua criação e sua mensagem. O “Cavaleiro da Triste Figura” como o denominou seu fiel escudeiro foi criado para nos instigar a leitura, sem artificialismos e invenções distorcidas, pois assim como Cervantes; Guimarães e Clarice construíram suas histórias/estórias com o máximo de simplicidade, num jogo em que o leitor é peça e alvo fundamental. Torná-lo potencialmente crítico, ou simplesmente capaz de compreender a mensagem que o livro lhe proporciona é, pois, um compromisso inadiável.


destaques
• Artigo
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
• Gastronomia árabe
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
• Para os EUA
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
• "Je suis Charlie"
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
• Insultos
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
• "A Entrevista"
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
• Aviação
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
• Hotelaria
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
• Gastronomia e lazer
Recife ganha shopping especializado
• Programa de fidelidade
La Torre (BA) instala totens na recepção
• João Pessoa
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
• Veículos turísticos
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
• Trem na França
Transporte está com os dias contados?
• Marketing
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
• Festa em Sampa
Confira a programação cultural de aniversário
• Ocupação
Tam bate recorde nacional e internacional
• Aviação
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
• Aviação
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
• Destino
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
• Cultura
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015


Kássio Gomes
:: .
Permínio Asfora – o eterno nômade
:: .
SALIVA: um projeto atropelado pela insensibilidade
:: .
7 de Setembro em Valença do Piauí
:: .
Um tipo conhecido como Antônio José Mambenga – memória viva da cultura valenciana
:: .
Mário de Sá Carneiro e as projeções de um espírito multifacetado
:: .
Paixão de Cristo em Valença atraiu centenas de pessoas
:: .
Prédio de “Maternidade Fantasma” abrigará unidade do SESC/SENAC em Valença do Piauí
:: .
Fontes Ibiapina: revisitado
:: .
"A cor da palavra"
:: .
Paulo Coelho: “reescritor” de lendas árabes e de auto-ajuda
:: .
Do imaginário supérfluo à formação do leitor crítico
:: .
Equipe da rede TRAF visita Valença
:: .
Os artifícios da linguagem
:: .
(Trans)formação cultural
:: .
Conferência Municipal de Cultura
:: .
SaLiPi de Valença supera expectativas
:: .
Perminio Asfora, o eterno nômade
:: .
Leitura: um passo mágico para o exercício de construção do texto literário
:: .
Permínio Asfora, um desconhecido da Província do Piauí, será reeditado em breve
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN