Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
ESTREIA
“Amar, Beber e Cantar”, último filme de Alain Resnais
“Amar, Beber e Cantar”, último filme do cineasta Alain Resnais, morto em março passado, parece dar sequência ao projeto de cinema que ele adotou nos últimos anos –um realismo que rompe com a realidade, uma fantasia do cotidiano, brincando não apenas com o conteúdo, mas especialmente com a forma.

Mais conhecido por seus trabalhos bastante densos, como “Hiroshima, Meu Amor” e “O Ano Passado em Marienbad”, nos últimos anos o diretor começou a fazer filmes mais leves e despojados, o que não se deve confundir com superficiais. Apenas parece que, com a idade, Resnais se tornara mais juvenil.

Pela terceira vez, o cineasta adapta uma peça do inglês Alan Ayckbourn (as outras duas são “Smoking/No Smoking” e “Medos Privados em Lugares Públicos”), e ao manter a estrutura teatral, busca outras formas de a retratar no cinema.

Um outro detalhe: os personagens ensaiam a montagem amadora de uma peça, que trata-se de “Relatively Speaking”, uma outra obra de sucesso do dramaturgo. Nesse filme, porém, o diferencial está especialmente nos cenários, minimalistas, nos quais paredes são substituídas por papéis.

O diretor também trabalha com o jogo de cena; a encenação que nos é sempre lembrada pela cenografia nada realista. No Festival de Berlim, em fevereiro passado, o diretor e seu longa receberam o prêmio da crítica internacional e o Alfred Bauer, outorgado a filmes que “abrem novas perspectivas para a arte cinematográfica”.

“Amar, Beber e Cantar” é sobre uma peça dentro do filme -ensaiada por um grupo de amigos– mas também sobre um tal de George Riley (sobre quem ouvimos muito, mas a quem nunca vemos). Ele está doente e tem no máximo 6 meses de vida.

O filme começa com o médico Colin (Hippolyte Girardot) deixando a notícia escapar para sua mulher, a espevitada Kathryn (Sabine Azéma), enquanto se preparam para ir ao ensaio da peça, na qual vão atuar sob a direção de Peggy Parker (outra personagem muito mencionada e nunca vista).

A notícia logo se espalha, e o casal Tamara (Caroline Sihol) e Jack (Michel Vuillermoz) – avisados por Kathryn – se desespera com a iminente morte do amigo, passando a demonizar Monica (Sandrine Kiberlain), ex-mulher de George, que agora vive com Simeon (André Dussollier).

A trama transita entre lembranças do grupo de personagens sobre George, planos para o futuro (com ou sem ele) e o pré e pós-ensaio da peça na qual alguma dessas pessoas atuarão.

É, enfim, um divagação sobre a vida e seus caminhos. Ao situar a trama no interior da Inglaterra, Ayckbourn e Resnais lidam com uma tradição antiga da literatura inglesa, estudada e nomeada pelo crítico Raymond Williams como “Comunidades Cognoscíveis”. Ou seja, um microcosmo autossuficiente, que em seus relacionamentos comunitários encerram a verdade sobre o mundo que os cercam, além de seus limites geográficos.

É nas crises, obviamente, que o dramaturgo e o cineasta encontram o material mais produtivo para “Amar, Beber e Cantar”.

A doença e George e sua morte num horizonte próximo são os catalisadores para as discussões entre o pequeno grupo e possíveis mudanças em suas vidas e relacionamentos.

Se tudo isso está no conteúdo, a forma denuncia acima de tudo como vivemos na era das ilusões, e que estas são estranhamente necessárias. A ausência de paredes nos cenários é a utopia dos personagens que vivem sob as regras de uma sociedade tão repressora quanto a inglesa.

“Amar, Beber e Cantar” é uma celebração da vida – que é a toda hora lembrada pela condição de George – e, como é comum na obra do diretor, o filme é de uma sutileza assustadora.

Parece apenas uma porção de gente falando (quase um teatro filmado) – e não deixa de ser - mas é uma porção de gente falando sobre as verdades e questionamentos da vida e da morte.

É curioso que Resnais deixe esse longa como seu testamento – ao mesmo tempo, é providencial, pois, não poderia haver obra melhor para sintetizar suas inquietações artísticas.

Fonte: Reuters
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Rota da Cerveja fortalece o turismo no Rio de Janeiro
Jogos Vorazes lidera bilheterias nos EUA
"Operação Big Hero 6", da Disney, cria super-heróis com robôs
Bailarina francesa Sylvie Guillem fará turnê de despedida em 2015
Conheça o verão do Valle Nevado
Beyoncé é artista mais bem paga da música em 2014 com U$115 milhões, diz Forbes
Angelina Jolie está "aberta" a uma carreira na política, diz Vanity Fair
Abav 2014: Bahiatursa mostrou novidades do Estado
Teresina participa da 42º Expo Internacional de Turismo em São Paulo
Romance de Graham Greene sobre leprosos daria um grande filme
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN