Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Economia
Dólar fecha março com maior queda mensal em 6 meses, próximo a R$2,25
O dólar teve leve alta ante o real nesta segunda-feira, fechando março com o maior tombo desde setembro passado e se aproximando do patamar de 2,25 reais, mas com avaliações de que o Banco Central brasileiro não estaria confortável com as atuais cotações.

Especialistas esperam que o BC continue com suas atuações no mercado de câmbio, mas talvez um pouco mais moderadas, preocupado com o impacto do dólar mais fraco sobre as exportações. Para eles, o piso informal para o câmbio estaria entre 2,25 ou 2,30 reais.

O dólar fechou a sessão com alta de 0,44 por cento, a 2,2694 reais na venda, e acumulou queda de 3,22 por cento em março, maior recuo mensal desde setembro de 2013, quando perdeu 7,08 por cento. No trimestre, a baixa somou 3,74 por cento.

Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 2 bilhões de dólares.

"Está claro que o BC não quer que o real se aprecie demais. De uma certa maneira, a ideia dos swaps era evitar que o real perdesse muita força e se ele não está recuando, a lógica é que não são necessários mais tantos swaps", afirmou o economista da 4Cast Pedro Tuesta.

A estratégia de intervenções do BC no câmbio tem levantado dúvidas nas mesas de câmbio nas últimas sessões. O mais recente ponto de interrogação veio porque a autoridade monetária não rolou integralmente os swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, que vencem nesta terça-feira.

Restaram cerca de 55 mil contratos a serem rolados, do lote equivalente a 10,148 bilhões de dólares. Foi a segunda vez que isso aconteceu desde que teve início o programa de intervenções diárias, em agosto do ano passado. A última rolagem parcial foi a do lote de novembro do ano passado, quando o dólar era negociado abaixo de 2,20 reais.

"Se o dólar tivesse voltado acima de 2,30 reais, acredito que o BC teria continuado com a rolagem", opinou o superintendente de câmbio da corretora Advanced, Jaime Ferreira, para quem cotações abaixo desse patamar prejudicam as exportações e o piso informal ainda é de 2,30 reais.

Nesse cenário, cresceram as expectativas de que a autoridade monetária também não role integralmente o próximo lote de swaps, que vence em 2 de maio e equivale a 8,733 bilhões de dólares.

"Acho que o BC vai fazer rolagens menores daqui para frente. O fluxo está muito positivo e a reação do mercado hoje foi pequena demais para fazer o dólar voltar a subir de forma consistente", afirmou o tesoureiro de um banco internacional.

Especialmente nas últimas semanas, o Brasil tem recebido forte ingresso de divisas do exterior. Nesta sessão, a JBS foi a mais recente empresa a captar lá fora, lançando 750 milhões de dólares em bônus no exterior.

"A rolagem parcial ajuda o mercado a formar um piso em torno desse 2,25 reais. Dá um respaldo para a moeda e para romper esse nível, vai precisar de algum fato novo", disse o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.

No entanto, a estratégia de abrandamento da ação do BC para rolagens de swaps, segundo especialistas, não vale para suas intervenções diárias que, desde o início do ano, são de leilões de até 4 mil novos contratos de swaps.

Nesta sessão, o BC deu continuidade à ração diária, vendendo a oferta total de até 4 mil swaps, todos com vencimento em 1º de dezembro deste ano e volume equivalente a 198,5 milhões de dólares. A autoridade monetária também ofertou contratos para 2 de março, substituindo o vencimento em 1º de outubro ofertado nos leilões anteriores, mas não vendeu nenhum.

Além disso, aceitou propostas em leilão de venda de até 2 bilhões de dólares com compromisso de recompra em 2 de junho de 2014. A operação tem a finalidade de rolar os vencimentos em 2 de abril e a taxa de corte foi de 2,310696 reais.

YELLEN

Nesta sessão, o fortalecimento do dólar chegou a perder força no fim da manhã, após a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, defender fortemente as políticas expansionistas do Fed, aliviando um pouco da preocupação que tem assombrado os mercados desde que ela sugeriu que poderia elevar as taxas de juros já em 2015.

"A Yellen deu algumas declarações mais 'dovish' e tirou um pouco da pressão do mercado em relação à alta dos juros lá nos Estados Unidos", resumiu o economista da corretora H.Commcor Waldir Kiel.

Na primeira metade do pregão, o mercadou operou ainda sob a briga pela formação da Ptax de março, taxa calculada pelo BC que serve de referência para diversos contratos cambiais. A Ptax fechou a 2,2624 reais para compra e a 2,2630 reais para venda.

Fonte: Reuters
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Rota da Cerveja fortalece o turismo no Rio de Janeiro
Jogos Vorazes lidera bilheterias nos EUA
"Operação Big Hero 6", da Disney, cria super-heróis com robôs
Bailarina francesa Sylvie Guillem fará turnê de despedida em 2015
Conheça o verão do Valle Nevado
Beyoncé é artista mais bem paga da música em 2014 com U$115 milhões, diz Forbes
Angelina Jolie está "aberta" a uma carreira na política, diz Vanity Fair
Abav 2014: Bahiatursa mostrou novidades do Estado
Teresina participa da 42º Expo Internacional de Turismo em São Paulo
Romance de Graham Greene sobre leprosos daria um grande filme
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN