Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Piauí
"A minha terra é um céu"
AMARANTE
Terra do poeta Da Costa e Silva, autor da letra do Hino do Piauí, Amarante é um dos belos atrativos às margens do rio Parnaíba, de onde se avista a cidade maranhense de São Francisco, com suas serras horizontais de beleza ímpar. Recentemente, uma cachaça produzida desde o século XIX entro em comercialização, a Cachaça Lira, proporcionando a Amarante mais um avanço rumo ao desenvolvimento. O seu folclore, as suas danças e o seu artesanato são destaques no cenário piauiense, fazendo de Amarante um destino competitivo. A seguir, informações sobre o Município.

Nome do Município: AMARANTE
CEP.: 64.400-000
Distância da capital: 156 km
Municípios limítrofes: Norte: Palmeirais; Sul: Francisco Ayres, Floriano; Leste: Angical, Regeneração e Arraial ; Oeste: São Francisco do Maranhão
Clima: Tropical Semi-árido quente.
Área: 1.336,8 km2
Temperaturas:
Máxima : 39° C
Média : 26°C
Mínima: 18°C
Rodovias Federais de acesso à sede: BR-343 e BR-316
Condições de acesso: Estrada Federal (excelente)
Campo de pouso: Não
Prefeito Municipal: Helcias Lira (2008)
Endereço da Prefeitura: Praça Quincas Castro, 15 - Fone: 292-1212
Feriados locais: 04 de agosto - Aniversário da cidade
Emissoras de rádio: Rádio Cultura
Código de Postura: Sim
Endereço da Câmara: Av. Des. Amaral - Fone : (086) 292-1161

ATRATIVOS TURÍSTICOS

PRAIA FLUVIAL
Formada pelas "coroas" do rio Parnaíba, próxima à cidade maranhense de São Francisco, a Praia Fluvia apresenta um dos maiores movimentos turísticos de Amarante. O acesso é feito por embarcações, em número suficiente para atender a demanda. É lá que se realizam vários eventos, capazes de atrair a atenção de seus visitantes. O período mais freqüentado é nos meses de junho e julho, quando começam a se consolidar eventos como o Festsol e a Amafolia, que reúnem cerca de 60 mil banhistas de várias localidades. As várias atividades do Festsol incluem futebol, corrida de jegue e a escolha da Garota Festsol, além de bandas de música ao vivo. É na Praia Fluvial também onde se realiza a Amafolia, com a participação de bandas e trio elétrico.

ENCONTRO DOS RIOS
Formado pelo encontro das águas dos rios Canindé e Parnaíba, próximo à Pousada Velho Monge, o local atrai pelo grande volume de água superior ao que comumente se encontra ao longo do percurso do Parnaíba. Como Amarante é praticamente uma ilha cercada por três rios (Parnaíba, Canindé e Mulato), a região se transforma em um grande atrativo turístico e área de lazer.

MIRANTE
Localizado no centro da cidade, o Mirante é um lugar agradável, de onde se descortina o rio, as serras de São Francisco e toda a área urbana. Lá estão instaladas uma churrascaria e o sistema de telecomunicação da cidade, além de uma antiga caixa d'água ornamentada com as danças folclóricas da região.

SÍTIOS BUCÓLICOS FLORESTAIS
Localizados no bairro Várzea, zona rural de Amarante, os sítios florestais pertencem à tradicional família Lira e distam 5 km do centro da cidade. Tendo como infraestrutura uma residência familiar, o local é belíssimo, com muitas plantas frutíferas, riacho com água corrente e antigos moinhos e engenhos de cana-de-açúcar, que produziam a rapadura e o tradicional caldo de cana. É bastante visitado por estudantes, que ali fazem as suas pesquisas, e por turistas curiosos em conhecer uma fazenda antiga.

BALNEÁRIO RIACHÃO
Durante todo o ano, o balneário recebe visitantes para as suas águas correntes, onde se pode desfrutar de excelentes momentos de lazer. Localizado no povoado Piripiri, a 1 km do centro de Amarante, o riachão possui belas árvores, pedras e uma prainha. Tem a sua maior freqüência nos meses de junho, julho e feriados. Possui a infra-estrutura de um bar, com música ao vivo e comidas típicas da região, e o acesso pode ser feito por ônibus, carro, moto, bicicleta e barco.

BALNEÁRIO SALOBO
Ainda pouco freqüentado pela população local, o balneário é um lugar muito bonito e agradável, contando com uma cachoeira, poços, pedras ornamentais e muito verde. Chama a atenção de seus visitantes, pela singularidade que esbanja natureza pura. Está localizado a 6 km do centro de Amarante, próximo à Barra da Muquila, e o acesso pode ser feito de carro, moto e bicicleta.

ARTESANATO
Apesar de ainda não possuir lojas especializadas, Amarante tem tradição em doces, crochês, licores, vinhos, cajuinas, tapetes, redes, bordados e outras atividades culturais.

GRUPO TEATRAL "NASI CASTRO" - GRUTENATRO
Fundado em 4 de agosto de 1976, o "Grutenatro" surgiu de uma homenagem que vários jovens resolveram prestar a Amarante, na passagem de seu aniversário. Durante os anos que se sucederam, o grupo tem sido um importante veículo de divulgação cultural, não só da arte cênica mas também das manifestações folclóricas tradicionais de Amarante.
Localização: Av. Des. Amaral, 205 - CEP: 64.4000-000 - Amarante - PI
Meios de acesso: Rodoviários
Condições do acesso: Boas
Acesso mais utilizado: Rodoviários
Descrição do atrativo: O Grupo de Teatro "Nasi Castro", fundado em 04/08/76, foi uma homenagem prestada por vários jovens (da época) para a cidade de Amarante, na passsagem de seu anoversário. Ele, durante todos esses anos, tem sido uma veículo de divulgação cultural não só nas expressões cênicas como, também, nas manisfestações folcóliricas tradicionais amarantinas.

FESTA JUNINAS - QUADRILHAS
Durante os meses de junho e julho, as conhecidas quadrilhas juninas tomam conta do povo. Vários torneios são efetivados e a alegria contagiante, faz com que os grupos atravessem a noite até os primeiros clarões do dia. Dentre as quadrilhas tradicioanis, "A Surrupiá" se destaca com vários troféus conquistados fora e dentro do município.

ACADEMIA DE LETRAS DO MÉDIO PARNAÍBA
Localização: Rua Pe. João Ribeiro de Carvalho
Horário de visitação: das 08:00 hs às 12:00 hs e das 14:00 hs às 18:00 hs
A Academia de Letras do Médio Parnaíba, reorganizada em 25/11/95, com sede em Amarante, congrega intelectuais da região e objetiva divulgar valores e trabalhos literários que despertam interresse na região e sirvam, também, de intercâmcio cultural com outras academias.

FINADA AUTA (COVA DA FINADA AUTA)
Em 1820 teve início uma questão da Intendência Municipal com a Paróquia de São Gonçalo, querendo a Intendência chamar ao seu domínio o Cemitério de São Gonçalo. O cemitério esteve interditado. Naquela ocasião faleceu Auta, mulher que quando moça residia em casa do Sr. Jerônimo Antônio da Cunha e Silva, onde prestava serviço de ama de sua filha Dona. Caiu nas laias da sedução, nasceu um filho do ventre minado de doença e, por fim, a tuberculose prostou-a num mísero casebre do arrebalde.

AVENIDA DESEMBARGADOR AMARAL
Lugar onde estão situados os velhos casarões de azulejos, os blocos arquitetônicos, a escadaria Da Costa e Silva, e onde são feitas as festas de rua e grandes apresentações, como desfile de 7 de Setembro.

GRUTA DO AVIADOR
Localização: Rua Padre Eliazar
Uma certa noite, em 1940, um avião da FAB perdeu a rota, sobrevoou a cidade por muito tempo e, não localizando o campo de pouso, foi sinistrado, indo parar no mato, de encontro a árvores, talvez na tentativa de aterrissagem forçada ou de mergência. Houve incêndio, 2 oficiais da Aeronáutica (FAB) morreram carbonizados e um sargento sofreu queimaduras, mas sobreviveu.

MUSEU
Localização: Praça Odilon Nunes
Local onde são guardadas peças antigas em boas condições, que chamam a atenção dos visitantes. Existe um espaço amplo e auditório, onde são realizadas reuniões, danças folclóricas e outras atividades.

POVOADO MIMBÓ
A comunidade negra do Mimbó fica localizada no lado esquerdo da BR -343, entre as cidades de Amarante e Floriano. Este povoado amarantino tem como característica a preservação de suas atividades religiosas, notadamente o Festejo de Nossa Senhora da Saúde, que se realiza de 06 a 15 de agosto, de conotação católica. Grande festa representativa de manifestações umbandística e apresentadas no dia 04 de dezembro, com vários grupos afros convidados de localidades vizinhas.
O principal atrativo dessa comunidade, além da cor negra dos seus habitantes, está na resistência em preservar os seus valores culturais. O pagode, dança de origem africana, é a sua principal manifestação folclórica.

AS DOZE DANÇAS PORTUGUESAS
Local de Ocorrência/Apresentação: Praças, Clubes, Colégios e outros
Nome / endereço do responsável: Zulmira Bezerra - Av. Des. Amaral, 205.
A cidade de Amarante é a mais rica em preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Origem Portuguesa, no Piauí. O seu casario ainda conserva, de forma nítida, os traços arquitetônicos representativos do Brasil-Colônia. As Doze Danças Portuguesas são uma herança daquela época e a manifestação representa as expressões folclóricas das antigas colônias de Portugal.

PAGODE (DANÇA)
Nome/ endereço responsável: Zulmira Bezerra - Av. Des. Amaral, 205 - Amarante - PI
Pagode é dança de negro, mas todo mundo participa. É uma tradição que vem do tempo da escravidão. Dois cantadores dão rítmo nos tambores ou caixote improvisados; cantando cantigas bem tradicionais ou improvisando versos, sempre a duas vozes. Os participantes, velhos e jovens, formam duas filas, aos pares, que se cruzam sem obedecer à coreografia preestabelecida.

FESTEJO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Local de Ocorrência/Apresentação: Praça Padre Virgilio - Igreja Matriz
Nome do responsável: Pe. Raimundo Nonato
Época de ocorrência: 23/12 a 01/01
Em 1861 a sede da Paróquia e Vila de São Gonçalo de Amarante foi transferida para o Porto, hoje cidade de Amarante. A fundação do templo data de 1874. Festeja-se o Padroeiro anualmente e muitas alterações têm sido introduzidas. O período da festa já ocorreu em diversas épocas do ano, mas a partir de 1915 foi fixado entre 23 de dezembro e 1O de janeiro. Atualmente, a parte religiosa (que consiste em novenas com leituras, missas rezadas e procissão) é feita com muita simplicidade. Depois da novena há o movimento de barracas, que têm pista de dança e funcionam diariamente nas noites do festejo, com festas dançantes, venda de bebidas e salgados, leilões, bingos e outras atrações. Há barracas particulares e danças na vizinhança.

CAVALO PIANCÓ
Nome / endereço responsável: Zulmira Bezerra - Av. Des. Amaral, 205 - Amarante - PI
Folclore piauiense da cidade de Amarante. Forma de côco que surgiu às margens do Canindé, rio de transição onde o cabloco faz suas vazantes. Nas noites enluaradas, quando vigiam as plantações, rapazes e moças para afugentar o sono entretêm-se com a brincadeira. É dançado a pares, cavaleiros e damas em círculos vão imitando o trote de cavalo manco. Os cavaleiros trocam de damas e seguem o enredo dançando.

BUMBA MEU BOI
Nome / endereço responsável: Afonso Ferreira dos Santos - Rua 1O de janeiro
Época de ocorrência: Junho
Em Amarante é raríssimo o ano em que não sai às ruas o Boi de São João, no período junino, prosseguindo até o fim de julho e terminando com o cerimonial da morte do Boi seguido de uma grande festa de dança. Outrora chamavam esta brincadeira de "Boi de Fogo", os caboclos trajavam-se de espora e ainda tinham que molhar as vestes e cobri-las de lama para suportarem os busca-pés, espadas, foguetes, bombas e outros fogos da época, que lhes atirava a rapaziada, na tentativa de tomar o boi. Era perigoso até para os espectadores. Atualmente, é uma brincadeira alegre que as crianças adoram apreciar e imitar.

CARNAVAL
O carnaval em Amarante era animado e movimentado, com blocos, lança-perfume, bebidas e muita euforia. Os foliões não se cansavam. Havia rivalidade entre os blocos carnavalescos, nas disputas do primeiro lugar, brigas e muita música. As músicas dos blocos eram parodiadas em outras letras por Da Amância, célebre letrista e poetisa popular, esposa do velho Chagas ( Chaguinha), que atendia os pedidos dos foliões em boa vontade. Antes do Amarante Clube, era festejado na residência do Antonio Costa ou de Mundico e era muito animado. O primeiro grito e introdução dos festejos de Momo começavam com o Zé Pereira, até hoje em passeata pelas ruas. Seguiam-se os bailes e uma matinê para as crianças, nos dias destinados ao período carnavalesco. Completando a festa de rua havia o desfile de blocos. Nos bailes sempre haviam blocos e fantasias ou foliões isolados.

REISADO
Época de ocorrência: Dezembro / Janeiro
Reisado é um bailado no qual tomam parte mocinhas da sociedade, na idade de 10 a 15 anos, organizadas por uma pessoa interessada pelos serviços paroquiais, pois a renda do reisado reverte-se em benefícios da paróquia. Dizem que a letra deste reisado é de João Rodolfo, irmão do Poeta Da Costa e Silva. Hoje, a igreja não faz mais esta manifestação e sim o povo, que faz promessas de andar de casa em casa pedindo esmolas e festejando o dia do Santo.

FESTA DO DIVINO
A Festa do Divino é festa religiosa e muito simples em nosso meio. Até o ano de 1967, o Divino saía às ruas visitando os paroquianos e percorria a paróquia angariando dinheiro com cantorias, para aplicar nas despesas paroquiais. Era um grupo formado por um violeiro, um rabequeiro, dois cantores, um caxeiro e um cargueiro levando mantimentos. A bandeira e o divino eram carregadas pelos donos da casa visitada e dali até a casa vizinha. Hoje acabaram-se as peregrinações.

BANDA DE MÚSICA EUTERPE AMARANTINA
Foi fundada por Demóstenes Ribeiro Gonçalves, prestigiado político de representação social que nasceu em Amarante, foi 1o Intendente Municipal e Presidente do Conselho Municipal até sua morte. Demóstenes era um dos donos da banda, gastava muito dinheiro com ela, tocava nas festas de casamento, batizados e festejos. Tinha também a Banda Carlos Gomes, e as duas faziam duelo nas ruas sem repetir a música. As recepções hoje são tocadas pela banda Euterpe, com excelente maestro e músicos. Consta também 01 escola de música, cujo fardamento mantém as cores amarelo com botões vermelhos e calça azul. É a sua farda de gala, homenageando as cores da bandeira do município.

MEIOS DE HOSPEDAGEM

HOTEL POUSADA VELHO MONGE
Rua Abdon Moura, 149
Telefone/fax para reservas: 3292-1185
Suítes: 02
Apartamentos: 09
Serviços: Bar, Restaurante, garagem, ar condicionado, tv no saguão.

Restaurantes

ARI LANCHES
Rua Da Costa e Silva, 186 - Centro
Telefone/fax: (086) 292-1310
Capacidade: 100 pessoas
Principais produtos: Refeições completa, rodizio, carne de sol, panelada, caldo, galinha ao molho, bebidas em geral.

EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

AABB - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL
Rua Regeneração
Telefone/fax: (086) 292-1370
Principais produtos: Carne de sol, calabreza, frango, peixe. coração, batat frita, ovo de codorna, sorvetes, picolé, bebidas em geral.
Serviços: Promoção, eventos e festas.

Fonte: Eneas Barros
Abav 2014: Bahiatursa mostrou novidades do Estado
Teresina participa da 42º Expo Internacional de Turismo em São Paulo
Romance de Graham Greene sobre leprosos daria um grande filme
Banana Verde promove menu especial para o Dia Mundial do Vegetarianismo
Rio é 3º destino mais caro da Am. Latina; veja rankin
Dois papas participam de evento para idosos no Vaticano
O Protetor", de Denzel Washington, lidera bilheterias
Atriz Amanda Bynes é presa
Vestidos de Stella McCartney e Barbie de Lagerfeld brilham em Paris
Clooney e Amal encerram núpcias do fim de semana com cerimônia civil em Veneza
George Clooney, vencedor do Oscar, vai receber o prêmio Cecil B. DeMille
Leonardo DiCaprio é nomeado mensageiro da paz da ONU para assuntos climáticos
Feira terá 150 hosted buyers internacionais
Greve faz Lufthansa cancelar 110 voos
Kennedy Space Center lança app guia
Argentina construirá prédio mais alto da América Latina
Vulcão islandês volta a ameaçar tráfego aéreo
Diária média nos EUA (US$ 117,81) cresce 4,8%
Infraero lança novo sistema sonoro para aeroportos
Catedral de Siena exibe piso para visitantes
Chapada Diamantina (BA) realiza festival de literatura
Festa promovida por rapper acaba em tiroteio
Top desembarca no Rio em jatinho particular
Ministro das Cidades anuncia R$ 700 milhõespara Teresina
Forbes elege Washington DC como cidade mais cool dos Estados Unidos
Canal do Panamá chega a seu primeiro centenário
Robin Williams estava sóbrio e em estágio inicial de mal de Parkinson, diz viúva
Comediante Mort Sahl relembra época em que Robin Williams foi seu único fã
Tartarugas Ninja lidera bilheterias dos EUA pela 2ª semana seguida
Atriz Debbie Reynolds recebe prêmio pelo conjunto da obra
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN