Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
PIAUÍ - Um Estado de Surpresas
Parque Nacional de Sete Cidades

Com uma área de 6.221 hectares e um perímetro de 36 quilômetros totalmente cercados e aceirados anualmente, o parque foi criado pelo Decreto 50.744, de 8 de Junho de 1961, quando era presidente da República Juscelino Kubitscheck. É administrado pelo IBAMA e protegido pelo Decreto 84.017, de 21 de Setembro de 1979, que aprovou o Regulamento dos Parques Nacionais Brasileiros. Conta com um Centro de Visitantes, que oferece informações e disponibiliza guias para acompanhar os passeios, além de um hotel no centro do parque. O acesso é pago e pode ser feito diariamente das 8h00 às 17h00. Os meses de maior freqüência são Janeiro e Julho, quando o parque chega a receber até 3 mil visitantes; os meses de menor freqüência são Setembro e Outubro. Dos seus 6.221 hectares de área, apenas 1.814 hectares são abertos à visitação. Segundo folheto informativo do IBAMA, os processos erosivos de Sete Cidades ocorrem a 190 milhões de anos.

Os guias são experientes e possuem as informações necessárias à compreensão dos atrativos, que representam pessoas, monumentos, animais, objetos, aspectos urbanos e inscrições rupestres (feitas na pedra). Lembre-se: não escreva nas pedras, não jogue lixo no chão, não faça fogo, não colha frutas das árvores, não persiga animais e dirija com atenção, evitando excessos de velocidade, buzinas ou passagens por vias não autorizadas. Os maiores inimigos de Sete Cidades são os incêndios, provocados muitas vezes por seus vizinhos, quando fazem queimadas. O maior incêndio que já ocorreu no parque destruiu 70% de sua vegetação, em novembro de 1991. No início da década de 80, cinco anos de seca contribuíram para a diminuição de aves e animais de Sete Cidades, muitos dos quais foram abatidos fora do parque, quando para ali se destinavam em busca de água.

As Sete Cidades são um mundo de mistérios, que há séculos povoam a imaginação dos seus visitantes. Índios, fenícios, extraterrestres, eremitas, erosão, qualquer que seja a explicação, encontre a sua. Em Sete Cidades tudo é possível, em tudo se crê, até no fato de que ali um dia foi fundo do mar. Se você ainda tem dúvidas, verifique pessoalmente. O Parque Nacional de Sete Cidades é assim: dá asas à imaginação.

Registro histórico

“Em distância de 4 léguas ao sul desta Vila entre as fazendas e sítios Bonsucesso, Bananeira, Bom Gosto e Gameleira existe numa área de 4 léguas quadradas uma aglomeração de rochas alcantiladas de diversas cores e tamanhos, medindo algumas mais de 50 metros de altura, dispostas profusamente, fingindo formas de torres, fachadas de edifícios, muralhas, fortalezas, pessoas, animais e objetos, cuja variedade oferece à contemplação do visitante um quadro pitoresco”.
(Ofício da Câmara Municipal de Piracuruca ao Presidente da Província do Piauí, em 14 de Junho de 1887).

Atrativos e mistérios inexplicáveis de Sete Cidades

Deixe a sua imaginação fluir. Procure identificar novas formações interessantes e dê a elas o nome mais adequado. Os guias ficarão surpresos e passarão adiante o atrativo batizado por você. Em Sete Cidades, os mistérios não acabam nunca!

Primeira Cidade
Piscina dos Milagres – formada por uma das 22 nascentes do parque, nunca deixou de jorrar, mesmo durante os anos mais difíceis de seca. As suas água reservam um banho delicioso.
Pedra dos Canhões – parecem troncos de árvores petrificados, que foram moldados em arenito ferruginoso, lembrando canhões posicionados em defesa da cidade.
Pedra da Jia – atrativo que lembra uma jia com a boca aberta.
Salão do Pajé – enriquecido por inscrições rupestres. Em cima do salão está o Dragão Chinês.
Outros monumentos da Primeira Cidade – Máquina de Costura, Pedra da Cobra, Banco da Praça, Pedra da Ema, Serra Negra, Painéis de Inscrições, Arca de Noé...

Segunda Cidade
Arco do Triunfo – um dos atrativos mais fotografados de Sete Cidades, batizado por ter a forma que lembra o arco francês.
Pedra do Americano – em 1951, quatro americanos armaram barracas e mandaram que moradores cavassem a base de uma rocha, orientados por algumas inscrições em forma de setas que apontam para baixo. Os americanos não disseram o que levaram, mas no local foi encontrado restos de carvão. Dez anos depois, em 1961, os americanos retornaram ao local, mas o antigo IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) já havia assumido o parque, proibindo qualquer tipo de escavação.
Vista Panorâmica – com 82 metros de altura, é o ponto mais alto de Sete Cidades. De lá é possível obter uma visão global de grande parte do parque, com os blocos rochosos agrupados para formar cada uma das cidades.
Biblioteca – atrativo que lembra um local de leitura, com livros e papéis empilhados.
Pé do Gigante – fantástico pé esquerdo marcado na rocha, com o detalhe de seus cinco dedos.
Pedra do Falo – pedra com o formato do órgão sexual masculino.
Outros monumentos da Segunda Cidade – Morro das Oliveiras, Pedra do Castelo, Igreja Velha, Soldado Velho, Teatro de Arena...

Terceira Cidade
Cabeça de Dom Pedro I – também bastante fotografada, pela impressionante aparência com o perfil do rosto do Imperador do Brasil.
Três Reis Magos – atrativo que impressiona pela semelhança com os três Reis Magos, ajoelhados de costas.
Pedra do Segredo – lembra o órgão sexual feminino.
Pedra do Beijo – duas rochas encostadas rosto a rosto, como se se beijassem.
Dedo de Deus – um menir apontando para cima, lembrando o formato de um dedo.
Pedra do Pombo – atrativo que lembra um pombo pousado sobre uma rocha.
Mapa do Brasil – diferentemente do mapa da quarta cidade, aqui o atrativo se apresenta com as divisões dos estados.
Cabeça do Preto Velho – uma cabeça de perfil, olhando para cima.
Cara do Diabo – atrativo bastante interessante pela perfeição do perfil de uma pessoa olhando para baixo, onde há duas ondulações no alto da testa, no lugar dos chifres. Vale a pena notar os olhos, o nariz, a boca e a cabeleira.
Furo Solsticial ou Janela do Rei – uma pequena abertura na rocha projeta os raios de sol sobre o paredão que forma a pedra da Cara do Diabo, tendo servido de orientação às civilizações megalíticas, que se utilizavam do sol para acompanhar as estações do ano. O furo foi descoberto pelo geólogo e pesquisador Reinaldo Coutinho, que acompanhou os movimentos do sol e se baseia também em inscrições rupestres feitas ao lado do furo, aparentando o movimento solar.
Pedra do Gorila – lembra um macaquinho batendo palmas.
Pedra de Nossa Senhora – abaixo da pedra do Gorila, atrativo que lembra Nossa Senhora de posição clássica de sua imagem, com os braços entreabertos, vista de lado.
Passagem do Vento – um pequeno arco que dá acesso à Gruta do Estrangeiro.
Pedra do Sacrifício – local onde os povos pré-históricos faziam suas orações e seus rituais. Há uma cena no filme “O Guru das Sete Cidades” (cópias extraviadas), dirigido por José Pinheiro (falecido), onde a atriz Rejane Medeiros, nua, foi “queimada” em ritual.
Curral dos Índios – formações circulares, com uma pequena passagem por onde os povos antigos conduziam animais para abate ou aprisionamento.
Gruta do Estrangeiro – considerada a maior caverna de Sete Cidades, segundo o professor João Gabriel Baptista.
Cara do Palhaço – atrativo que mostra um rosto com um sorriso irônico.
Outros monumentos da Terceira Cidade – Cavalo Marinho, Pedra da Pirâmide, Pedra do Cachorro e do Gato, Totem do Sol...

Quarta Cidade
Gruta do Catirina – gruta onde morou José Catirina, o curandeiro das Sete Cidades.
Archete – uma passagem na rocha que leva a vários outros atrativos. Observe as pinturas pré-históricas no lado esquerdo do Archete.
Mapas do Brasil e do Ceará – são formados por uma abertura na rocha. De um lado, observa-se o Mapa do Brasil, e de outro o Mapa do Ceará. Os mapas mudam na medida em que se atravessa uma pequena abertura. O aceso é feito pelo Archete.
Outros monumentos da Quarta Cidade – Cabeça de Águia, Pedra dos Dois Lagartos, Pedra dos Dois Irmãos, Leão Deitado...

Quinta Cidade
Pedra do Camelo – lembra a forma de um dromedário, de apenas uma corcova.
Furna do Índio – contém inscrições que contêm rituais de caça.
Pedra do Rei – lembra um rei de costas, com seu manto e coroa.
Casa do Guarda – atrativo que lembra um guarda de prontidão numa cabana, como se vigiasse a cidade.
Pedra das Inscrições – contém pinturas pré-históricas.

Sexta Cidade
Pedra da Tartaruga – atrativo que lembra o casco de uma tartaruga, sendo um dos mais visitados em Sete Cidades.
Pedra do Elefante – também bastante visitado, lembra um elefante com a tromba em destaque.
Pedra do Cachorro – rocha com o formato do rosto de um cachorro.

Sétima Cidade
Reserva ecológica para preservação da fauna, da flora e dos monumentos ricos em inscrições pré-históricas. O acesso é proibido.

Saiba mais sobre Sete Cidades

A cachoeira não faz parte dos conjuntos rochosos, localizando-se próxima à Primeira Cidade. A sua altura é de 16,4 metros na primeira queda e 7,2 metros na segunda queda. A escada de acesso tem 78 degraus até o lago.

As aves mais comuns em Sete Cidades são: jacu, sariema, nambu (perdiz e pé vermelho), papagaio, pica-pau, sabiá, periquito, coruja, sericora (galinha d’água), aracoan, galo de campina, canário e rolinha.

Os animais mais comuns são: onça jaguatirica, onça maçaroca, veado, peba, tatu, mocó, guaxinim, raposa, gato maracajá e iguana.

As árvores e plantas mais comuns são: caju, faveira, jatobá, araticum, piqui, aroma (mama cachorro), macambira, gameleira, murici e tucum.


 

O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN