Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
PIAUÍ - Um Estado de Surpresas
Praias



Após esse gratificante passeio, que culmina com uma caranguejada nas dunas, vale a pena aproveitar o tempo para conhecer as praias do litoral piauiense, mergulhar na fascinante história de Parnaíba e se deliciar com uma culinária diversificada. Bons pedidos ficam por conta do Peixe ao Molho de Camarão, do Ensopado de Ostras ou do Casquinho de Caranguejo, iguarias que dão um sabor especial à região.

Águas mornas, praias belas e brisa leve são ingredientes que proporcionam agradáveis momentos a quem visita o litoral do Piauí. A praia da Pedra do Sal, a 18 quilômetros do centro da cidade e em plena região deltaica, é formada por imensas rochas que invadem o mar, cujo impacto das ondas sobre as pedras faz levantar vastas cortinas d’água. As pequenas poças que surgem, quando evaporam, fazem surgir o sal que dá o nome à praia.

As alvas dunas da lagoa do Portinho, que se movem com a ação dos ventos, são ideais para passeios em finais de tarde. A contrastante sinuosidade e a densa vegetação emolduram um cenário que tem o azul do céu como ponto de equilíbrio. Os diversos bares em suas margens oferecem o complemento certo para agradáveis momentos.



A praia de Atalaia, na orla de Luís Correia, possui mais de 50 bares e restaurantes, e em época de alta estação e feriados prolongados abriga as melhores atrações musicais, com trios elétricos, pagodes e diversas outras programações de lazer.

Macapá é uma praia diferente. Por se localizar em uma ponta de areia, recebe de um lado as águas doces do rio Camurupim e de outro o mar claro e transparente. De lá observa-se os mangues dos caranguejos, e nos finais de semana, em alta estação, os visitantes contam com o êxtase das “bananas-boat”, para passeios de fortes emoções.

A 70 quilômetros a leste de Parnaíba, próximo à fronteira com o estado do Ceará, está Barra Grande, balneário de descanso e tranqüilidade. A maior freqüência ocorre no mês de julho e durante o período carnavalesco, quando o povoado, que pertence ao município de Cajueiro da Praia, recebe milhares de pessoas que lá se reúnem para relaxar e assistir a um belíssimo pôr-do-sol.

Um passeio pela história trilha necessariamente por locais como o Porto das Barcas, que abrigou no século XVIII as charquedas de Domingos Dias da Silva, responsável pelo início das atividades agrícolas e comerciais na região. Os amplos galpões que serviam de depósito foram transformados em espaços culturais, mantendo as características originais dos tempos em que Dias da Silva utilizava os seus navios para o comércio de importação e exportação.

Com a expansão dos negócios, o local passou a se denominar “Porto das Barcas”, de onde sai hoje a maioria das embarcações que fazem passeios ao delta. Vale a pena viver este grande e diversificado cenário de beleza.

Praias do litoral piauiense

Pedra do Sal
Dona de um belíssimo pôr-do-sol, está localizada a 18 km do centro de Parnaíba e se caracteriza por imensas rochas que invadem o mar, formando cortinas d’água com o impacto das ondas. Quando a maré baixa, a água acumulada em pequenas poças sobre as rochas evapora, fazendo surgir o sal que dá nome à praia.

Atalaia
Ampla e belíssima faixa de areia banhada pelo movimento das marés, localizada no município de Luís Correia, a 15 km de Parnaíba. Abriga diversos bares e restaurantes e é a mais famosa praia do litoral piauiense. Nos meses de alta estação recebe a maioria dos turistas que gostam da agitação de seus inúmeros eventos. O mês de Julho apresenta o maior fluxo de carros, ônibus e pessoas em direção ao litoral, sendo a maioria de Teresina e interior do Piauí e os demais divididos entre Brasília, Fortaleza (Ceará), e São Luís (Maranhão).

Coqueiro
Ao longe avista-se os coqueiros, antes mesmo de se chegar ao balneário em que a praia se transformou. A cada ano que passa, mais pessoas constroem casas de veraneio na praia do Coqueiro, uma vila com todas as características de uma pequena cidade: igreja, escola, bares, restaurantes, padaria, posto telefônico, posto de saúde e (sua característica maior) porto para a saída e chegada dos barcos que pescam em alto mar. Para lá vão os que buscam sossego e a vidinha calma de uma vila à beira mar.

Barra Grande
A viagem à praia da Barra Grande é uma verdadeira aventura, com seus 60 quilômetros de estradas sinuosas. Situada nas barras dos rios São Miguel e Camurupim e pertencente ao município de Cajueiro da Praia, Barra Grande ainda apresenta as características de um povoada que vive à base da pesca e da boa hospitalidade. Nos meses de alta estação, o sossego da praia é substituído pela agitação das férias, quando os visitantes são levados por estradas asfaltadas partindo de Parnaíba ou de Luís Correia. Recomenda-se visitas em períodos de baixa estação, para os que buscam o descanso.

Macapá
Separada da Barra Grande pelo rio Camurupim, que deságua no Atlântico formando uma grande área de águas mansas, a praia de Macapá, em Luís Correia é própria para banhos e passeios de canoas a vela. É lá onde diariamente pescadores aportam, para “catar” os caranguejos dos mangues e pescar os peixes que podem ser adquiridos na hora.


 

O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN