Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
PIAUÍ - Um Estado de Surpresas
Teresina

Há no olhar dos visitantes uma pitada de saudade, na hora em que se preparam para deixar Teresina. Cada dia vivido em sua urbanidade deixa uma marca rara, que poucos lugares conseguem conquistar. A hospitalidade do teresinense é contagiante e faz jus ao ditado popular: quem bebe das águas do Parnaíba não quer mais ir embora. Um orgulho local: a arte de receber bem.

Durante muitos anos Teresina foi marcada pelo calor e pelo pouco desenvolvimento. Os seus visitantes, embalados pelas mais diversas influências, chegavam à cidade cheios de preconceitos e reservas. Não viam as árvores frondosas de suas ruas, praças, avenidas e quintais caseiros; não percebiam o esforço mudo de seus habitantes, prestando informações corretas e estampando uma solidariedade cúmplice; não enxergavam as volumosas águas dos rios Poti e Parnaíba, que tantas lendas, paisagens e mistérios ainda carregam dias afora; não sentiam o calor humano em cada nova amizade; talvez não tivessem prestado atenção suficiente à sua cultura popular, enraizada em expressões originais, despida do modernismo que muitas vezes descaracteriza os seus traços populares. Teresina permanecia alheia aos seus visitantes, abrigando o estigma de “cidade do pernoite”.

Aquelas pretensiosas impressões estão se dissipando, e insistentemente a cidade vem conquistando admiradores por sua forma simples de receber e contagiante de conviver. A visão do visitante mudou bastante. Aqui ele encontra muitas razões para permanecer, e consegue dar maior objetividade à sua visita ao encontrar facilidades, equipamentos confortáveis e preços competitivos. Diariamente dispõe de shows musicais, exposições de arte, lançamentos de livros, peças de teatro, cinema, feiras e muitas outras opções culturais para o seu entretenimento. Foi com a falsa idéia de que Teresina “não tem o que fazer” que o visitante descobriu o contrário. Por não ter praias, a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, e cresceu culturalmente muito mais do que a grande maioria de suas vizinhas. O turista desembarca com a agenda lotada: negócios a tratar, compromissos a cumprir, reuniões a pautar, compras a realizar e amigos a visitar. A cidade oferece algo que poucos lugares no mundo são capazes: boa receptividade, excelente culinária e muitas opções para quem quer ocupar o tempo. E muitos eventos especiais, como os carnavais fora de época e o Piauí Pop têm se consolidado como atração nacional.

Esse poder de conquistar o visitante tem elevado a taxa de ocupação hoteleira, que cresceu 44% nos últimos 10 anos, ocupando o segundo lugar em desempenho na região Nordeste, abaixo apenas de Recife. Ao lado do crescimento hoteleiro e das oportunidades de negócios está a organização de eventos. Hoje, a cidade conta com 16 auditórios e mais de 5 mil lugares diários, o que permite uma oferta de 150 mil assentos por mês. Essa folgada condição permite a Teresina disputar a captação de grandes eventos.

Esse novo perfil de cidade turística tem muitos desdobramentos, pois os governantes agora admitem em seus discursos que o turismo é fator de desenvolvimento e salutar para as suas administrações. Teresina ajudou a criar uma consciência nos homens públicos para a importância de sua atratividade turística. Administrar os problemas que uma cidade enfrenta não é fácil, mas muitas prioridades sociais também interessam ao turismo, como a limpeza urbana, a educação, o saneamento, a segurança, os transportes ou a comunicação.

Há muitas facilidades para quem quer buscar Teresina como destino turístico. Companhias aéreas ligam a capital piauiense ao resto do mundo. Os acessos rodoviários se abrem aos visitantes por estradas federais e estaduais, e diversas são as linhas de ônibus regulares. Para garantir roteiros profissionais, muitas agências de viagens nacionais já dispõem de informações e pacotes sobre o Piauí, inseridas em publicações especializadas, como guias de hotéis, convenções e feiras diversas.

Quem observar o movimento no Aeroporto, no Terminal Rodoviário e nas estradas vai sentir como a cidade mudou. E essa massa de turistas que cresce a cada ano já reconhece o calor humano e o encanto dos rios da cidade. Quem beber dessas águas ficará para fazer a história.


Troca-Troca, ponto turístico da capital

A “Cidade Verde”
Antiga Vil do Poti, Teresina foi oficialmente instalada no dia 16 de Agosto de 1852, trazida capital pelo conselheiro Antonio Saraiva, que retirou essa condição primeira de Oeiras. Com um traçado geométrico urbano fácil de se trilhar, a cidade expõe árvores frondosas por suas ruas, praças, avenidas e quintais, mantendo o título de “Cidade Verde” que lhe deu o poeta Coelho Neto. São as figueiras, os oitizeiros, as mangueiras e as acácias que fazem a sombra de Teresina, para amenizar o calor trazido por sua baixa altitude e pela evaporação das águas dos rios que fazem da capital uma mesopotâmia. Nos meses considerados de terminação “bro” (setembro a dezembro), o calor é intenso, mas no primeiro semestre a temperatura é agradável, especialmente à noite e cedo da manhã. Mas o que existe mesmo em Teresina é calor humano, por abrigar um povo hospitaleiro.

Única capital nordestina que não se localiza à beira-mar, Teresina vive de suas praias fluviais e das lendas que nascem de suas águas ribeirinhas,como a do Cabeça-de-Cuia, ou de suas praças, como a lenda da Num-se-Pode. Por ausência do mar a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, e semanalmente existem inúmeras opções de shows, apresentações musicais, teatro, cinema e boates, destacando-se uma culinária típica de sabor inigualável.

O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
Coris será a seguradora oficial do Festival do Turismo
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização
Transporte está com os dias contados?
Bahiatursa estreita parceria com American Airlines
Confira a programação cultural de aniversário
Tam bate recorde nacional e internacional
Dilma veta exploração comercial de aeroportos privados
Anac promove seminário sobre regulação dos direitos dos usuários do transporte aéreo
Latinos pesquisam Rio de Janeiro para o fim de ano
Katy Perry vai se apresentar no show do intervalo do Super Bowl de 2015
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN