Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Artigo
Um discurso no mínimo demagógico

Não sou economista. Sou apenas um administrador de empresas curioso em assuntos de economia. Nem por isso, perdi a respiração quando ouvi parte do discurso da Presidente na quinta feira passada, dia 12 em Brasília, diante de uma platéia formada na maioria por jovens que assistiam à 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A senhora Dilma disse que um grande país não se mede pelo PIB, mas pelo cuidado com as criancinhas. E arrematou: Tratar bem as nossas criancinhas é cuidar do presente e do futuro. Considero, no mínimo equivocada, pra não dizer contraditória e demagógica a fala da Presidente da República, além de ter escapado seu despreparo quando se trata de temas da maior saliência como esse, carregado de certa complexidade.

Não tenho parentesco com Herodes, o rei da Judéia, lembram dele? Aquele indivíduo que mandou matar as criancinhas de até dois anos. Por isso, queiro deixar claro que tanto a família, quanto a população e o estado têm obrigações com as crianças. E não nego que as crianças representam o presente e o futuro de qualquer nação. Chega de obviedades.


Voltando à questão inicial, o que é o PIB senão a soma de todas as riquezas produzidas, sendo por isso mesmo um parâmetro para a avaliação da economia de qualquer país, bem como um instrumento de medição da qualidade de vida dos seus habitantes? Em última instância, o PIB representa o nível de produção, de distribuição de renda, e a capacidade de gasto e investimento do governo pela via da arrecadação de impostos.


Com o discurso da Presidente, o governo contraditoriamente troca de posição o desempenho da nossa economia por ações sociais, como se estas não dependessem fundamentalmente do ritmo da economia e da capacidade de resposta do governo às demandas sociais.

Vejo aí uma inversão equivocada, nem por isso menos populista do governo. Se o PIB é um indicador desprezível, porque então as diversas renúncias fiscais do governo que passa dias e noites buscando formas para expandir o crédito, abrindo mão do IPI da linha branca, da indústria automobilística, de materiais de construção e da indústria moveleira? Certamente para estimular ou manter o nível do consumo e, por conseqüência, da produção e do emprego.


Não é sem explicação que o planeta perdeu o sono quando ouviu as projeções da OIT - Organização Internacional do Trabalho -, alertando que 22 milhões de pessoas vão bater perna pelas ruas da Europa em decorrência da crise que se instalou por lá desde 2011. Em maio deste ano, o desemprego na Espanha já atingiu 20% da população econômica ativa. Tanto a França quanto a Itália estão na fila quando o assunto é o mesmo. Os Estados Unidos ainda não conseguiram criar nove milhões de postos de trabalho para os desempregados da crise de 2008. Pra completar, o crescimento do PIB chinês de 2012 poderá ser próximo de zero.


Enquanto isso, às vésperas de um período eleitoral, a Presidente ocupa a tribuna da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente pra inventar novos postulados de gestão pública, desconhecendo que o futuro das nossas crianças e do conjunto da sociedade certamente será sombrio caso o PIB brasileiro despenque como mostra o cenário desanimador das economias mundiais.


Minha saudosa mãe costumava dizer que brincadeira tem hora. Acredito nisso.


d
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
cult
O PT e seus coligados prestam um grave desserviço à democracia
O chato universo dos chatólogos II
O chato universo dos chatólogos
Copa da FIFA 2014. Uma enganação só.
A arte da política
"O meu herói é negão e usa toga"
Rally dos Sertões. Contraste em preto e branco.
Presidentes militares honestos. E daí?
A galinha do vizinho e o ópio nacional
Olimpíadas, um longo caminho a percorrer
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN