Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Artigo
E o turismo leva a fama...

Volta e meia, a imprensa insinua que o turismo é o principal responsável pela prostituição infantil, chegando a propor uma caça aos nossos turistas e que sejam denunciados às autoridades. Esse entendimento tem tomado conta das pessoas menos avisadas, a ponto de afirmarem de forma diferente, nem por isso menos equivocada, que as crianças estão sendo vítimas da principal motivação do visitante, o sexo.

 

É evidente que tanto a exploração quanto o abuso das nossas crianças são atitudes incompatíveis com os objetivos fundamentais do turismo, sendo essa a razão pela qual não acredito que órgãos oficiais de turismo e empresários do setor desenvolvam ações de natureza promocional alardeando os atributos da mulher, seja esta adulta ou menor.

 

No meu entender, a origem da exploração sexual de menores é estrutural, nunca descolada de questões graves como degradação familiar, droga, desemprego, pobreza, etc. Queiram ou não, a distribuição de renda no Brasil deixa a desejar e, a persistir este cenário, independentemente do crescimento ou não do turismo a tendência é de avanço dos índices de violência no país, seja contra o menor ou contra o cidadão em geral.

 

As economias crescem, mas esse dado não representa um indicador de absorção de mão-de-obra. Esse me parece o desafio maior do mundo atual, inclusive para os países do Primeiro Mundo. No período de 1996 a 2007, se não me engano, o PIB da Europa cresceu 78% e a geração de emprego estacionou em 14%. Em maio deste ano, o desemprego na Espanha chegou a 20%. A França e a Itália estão na fila quando o assunto é o mesmo. A OIT - Organização Internacional do Trabalho -, prevê 22 milhões de pessoas batendo perna pelas ruas da Europa e os Estados Unidos perdem o sono quando lembram que têm de criar nove milhões de postos de trabalho para os desempregados da crise de 2008.

 

Para o nosso Brasil varonil, a modelagem desse quadro geral contém alguns ingredientes tão desafiadores quanto irreversíveis. O avanço tecnológico, a longevidade e o crescimento populacional são exemplos. O primeiro elimina mão-de-obra, o segundo mantém o indivíduo ativo e o terceiro despeja indivíduos no mercado disputando a sobrevivência.

 

O nordeste, cuja vocação de destaque é a atividade turística, é a primeira região a sentar no banco de réus, e o turismo é o protagonista quando se fala em exploração infantil. Numa rápida abstração, caso Fortaleza, Recife e Salvador não fossem cidades turísticas, padeceriam desse drama social? Creio que sim. Fácil deduzir, portanto, que a prostituição infantil é pré-existente à atividade do turismo.

 

Com base nos resultados de uma pesquisa denominada Meninas de Salvador, a autora e socióloga baiana Marlene Vaz condena impiedosamente os taxistas, os agentes de viagem, os hotéis e a EMBRATUR, fazendo referência às campanhas que, segundo a socióloga, com o passar dos anos, os objetivos foram esquecidos, provando que os interesses voltados para esse tipo de comércio falam mais alto.

 

A pesquisa de Marlene Vaz aponta a cadeia do turismo como o algoz das garotas menores de idade. No meu entendimento, a análise dessa senhora perdeu a credibilidade porque navegou na zona da superficialidade, quando deveria ter mergulhado nas verdadeiras causas do problema.

 

Com a palavra, portanto, os taxistas, os agentes de viagem, os hoteleiros e o Presidente da EMBRATUR, antes que dêem início ao julgamento de Nuremberg.


d
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
cult
O PT e seus coligados prestam um grave desserviço à democracia
O chato universo dos chatólogos II
O chato universo dos chatólogos
Copa da FIFA 2014. Uma enganação só.
A arte da política
"O meu herói é negão e usa toga"
Rally dos Sertões. Contraste em preto e branco.
Presidentes militares honestos. E daí?
A galinha do vizinho e o ópio nacional
Olimpíadas, um longo caminho a percorrer
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN