Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Artigo
O desabafo de uma lúcida septuagenária

Semana passada, li um artigo de cujo autor não me lembro, que falava de uma discussão protagonizada pelo caixa de um supermercado e uma senhora septuagenária de quem ele cobrava mais atenção com o meio ambiente, responsabilizando a geração dela que não se preocupou com o assunto. E mostra a sacola de tecido como arma para salvar o planeta. Ela, prontamente, deu o troco. Apontou como causas do estrago atual ao meio ambiente o desenvolvimento tecnológico, a explosão demográfica e a mudança de hábitos e costumes.

 

E a vovó continuou esbravejando com o Caixa: você está certo, meu filho, minha geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente. Naquela época, as garrafas de leite e de refrigerante eram devolvidas às fábricas; as fraldas dos bebês eram lavadas, porque não eram descartáveis; muitas roupas eram secadas ao sol, e não em máquinas de lavar de 220 volts; na cozinha, nossas mãos faziam tudo e hoje as máquinas mandam. E continuou. Com sede, bebíamos água na fonte, ao invés de usar copos plásticos e garrafas pet que tanto emporcalham os oceanos.

 

Se eu estivesse na fila desse supermercado, meteria o bedelho na conversa, acrescentando à fala da vovó a ausência de fiscalização no sentido amplo, a falta de campanhas educativas e de estratégias governamentais de preservação, além da falta de educação do nosso povo. Vez por outra, vemos carcaças de carros velhos, sofás e até pneus serem içados de algum rio, desmatamentos e outras agressões, não?

 

A sociedade, ou seja, nós mesmos temos que nos mobilizar, não só em defesa do meio ambiente, mas também em favor de tudo que consideramos o direito do cidadão, como educação, saúde, segurança, infra-estrutura, água de qualidade, ética na política, etc.

 

Por falar em ética, é visível a crescente indignação da sociedade diante da corrupção e da impunidade dos maus políticos. Carlinhos Cachoeira é líder nesse ramo. Mas, para reflexão vou listar algumas situações envolvendo o comportamento dos brasileiros no dia-a-dia. Caso procedam, não pela quantidade, senão pelo que significam, me vejo perdido num imenso deserto de pessimismo, incapaz de vislumbrar uma saída em longo prazo. Vejamos.

 

Somos capazes de subornar o guarda para evitar uma multa; somos capazes de comprar as perguntas da prova do vestibular ou do ENEM; estamos dispostos a corromper a testemunha que viu nosso filhote, embriagado, atropelar alguém; jogamos a embalagem do sorvete na rua, desde que ninguém esteja vendo; também, somos capazes de estacionar o carro em cima do passeio, apesar da placa proibitiva; mesmo sabendo que dirigir bebendo sujeita o motorista a penas severas, insistimos no erro e ainda mentimos quando a polícia pergunta pela quantidade de álcool ingerida; estimulamos o filhão a comer a filha da empregada, mas nossa filhota não pode dar ao filho da empregada; se a nota do restaurante vem a menor, fazemos vista grossa, mesmo sabendo que o garçom vai pagar a conta. Tudo isso está no DNA dos humanos, creio.

 

Ainda com referência ao meio ambiente, reconheço que o caixa do supermercado estava no cumprimento do seu dever quando pedia àquela senhora para usar sacolas de tecido. Mas também entendo o sentimento de cólera que tomou conta da nossa vovó quando ela assiste sua geração ser crucificada pela forma insolente com que tratam hoje o meio ambiente.

Enquanto isso, persiste a matança da natureza, nos levando a assistir à morte anunciada do próprio homem. Ou seja, estamos sendo vítimas da nossa própria bestialidade.

O índio está corretíssimo quando diz que somente quando vir a última árvore derrubada, o último animal extinto e o último rio poluído, o homem aprenderá que não se come dinheiro.


d
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
cult
O PT e seus coligados prestam um grave desserviço à democracia
O chato universo dos chatólogos II
O chato universo dos chatólogos
Copa da FIFA 2014. Uma enganação só.
A arte da política
"O meu herói é negão e usa toga"
Rally dos Sertões. Contraste em preto e branco.
Presidentes militares honestos. E daí?
A galinha do vizinho e o ópio nacional
Olimpíadas, um longo caminho a percorrer
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN