Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Artigo
Greve da PM: todos perdemos

Pelo sim, pelo não, o ex-soldado Marcos Prisco decidiu desocupar o prédio da Assembléia Legislativa da Bahia logo depois que o JN exibiu uma gravação telefônica na qual ele incitava colegas a praticarem atos de vandalismo em estradas baianas.

Ao invés de líder, prefiro chamá-lo de “ex-soldado”. Sim, porque entre um e outro há uma distância abissal. Um dos pré-requisitos do líder é ser carismático, ter equilíbrio emocional e dispor de conteúdo específico em substituição à insensatez e atos de jactância. Se o pretenso líder tem alguma ligação com a atividade policial militar, aí são exigidas outras qualidades como, por exemplo, não confundir o movimento com seus projetos pessoais, agir acima de tudo em conformidade com a Lei e adotar atitudes que não se confundam com atos de bandidagem. Usar capuz e armas, retirar crianças e incendiar ônibus escolares, por exemplo.

 Mas o que causou estranheza mesmo é que o Comando da PM sabia que o perfil do ex-soldado compromete a imagem da Polícia Militar construída ao longo do tempo. Sabia também dos atos de bandidagem utilizados pelo ex-soldado como estratégia de luta. Mesmo assim, o Comando da PM adotou esse rapaz como porta voz da Corporação.

Todos perdemos com a greve: o pachorrento Congresso Nacional onde, há 24 anos, a Lei Complementar sobre o direito de greve adormece nos escaninhos do desleixo; o governo que não enxergou a real dimensão da greve, e tratou o movimento como um assunto meramente burocrático; a população que, amedrontada e humilhada, assistiu à sua Constituição ser pisoteada e seus direitos civis irem pra lata do lixo; a PM que, desgastada pela sua postura marginal, atropelou a população se colocando como uma entidade que vem antes da lei. Por último, perde o General chorão que, recorrendo à palavra de ordem Make love, not war, se joga nos braços do rebelde PM, numa tórrida cena que só a cantora Alcione soube descrever em Meu Ébano: 

É!

Você é um ébano

Lábios de mel

Um príncipe negro

Feito a pincel

É só melanina

Cheirando à paixão...

E agora, como ficará o relacionamento da PM com a população? Olho no olho? Qual será, por exemplo, o comportamento de um PM tendo que dar ordem de prisão a um bandido? E como ficará o Judiciário, caso considere irrelevante a conduta dos PM’s, mandando arquivar o processo contra os 12 militares acusados de atos de vandalismo? Se assim for, o que será relevante daqui pra frente? Roubar a galinha caipira do vizinho, roubar um caro, estuprar alguém? Quem sabe se tudo isso também não será irrelevante!

Do lado da Polícia Militar, a greve agonizou até o 11º dia sem que tenha angariado a simpatia e o apoio da população contra a qual agiu com indignidade. Quanto ao primeiro escalão do Governo, sem que percebesse deixou escapar um tema perturbador e da maior saliência nos dias atuais, a falta de políticas públicas, em especial, ações consistentes voltadas para a segurança da população.

Foi apenas uma bomba de retardo. Resta saber até quando esse filme vai ficar em cartaz.


d
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
cult
O PT e seus coligados prestam um grave desserviço à democracia
O chato universo dos chatólogos II
O chato universo dos chatólogos
Copa da FIFA 2014. Uma enganação só.
A arte da política
"O meu herói é negão e usa toga"
Rally dos Sertões. Contraste em preto e branco.
Presidentes militares honestos. E daí?
A galinha do vizinho e o ópio nacional
Olimpíadas, um longo caminho a percorrer
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN