Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Artigo
Iemanjá, uma ode ao sincretismo

Sou apaixonado por muitas facetas culturais que a velha Bahia oferece, entre as quais as festas populares e tudo que sincretiza ao seu redor. O ciclo de festas começa Conceição da Praia no dia oito de dezembro, e só termina com o carnaval. Pra mim, de todas as festas eu considero duas as mais belas, a do Senhor dos Navegantes, no dia primeiro de janeiro, e a de Iemanjá, no dia dois de fevereiro. Por coincidência, ambas usam e abusam da mesma moldura, o mar.

 

Hoje, dia dois de fevereiro, vou pra mais um desses atos litúrgicos, melhor dizendo, vou cair na gandaia. Não tenho culpa se o calendário de muita gente não tem um Dois de Fevereiro. Também não vou levar para o túmulo remorso por ter sido ao Bahia o lugar ideal para a África atracar e fundar uma cidade sensual, erótica e ao mesmo tempo religiosa. Coube a Salvador esse privilegio. Nada a fazer.

 

O Brasil inteiro cantarola com Maria Betânia a música intitulada Dois de Fevereiro que Dorival Caymmi fez em homenagem à ciumenta e vaidosa Rainha do Mar.

 

Dia dois de fevereiro

Dia de festa no mar

Quero ser o primeiro

A saudar Iemanjá

................................

 

Para quem não sabe, o parentesco é muito próximo entre a cidade do Salvador, essa bela senhora de 463 anos, e a Rainha do Mar. Iemanjá é considerada a mãe de todos os Orixás e, por isso, é chamada também de Mulher de Ventre Grande.

 

Às cinco horas, na enseada do Rio Vermelho os pescadores rezaram missa na Casa do Peso em homenagem à rainha. Ainda no altar, ao longo do dia ela recebe uma multidão de populares que, em fila, fazem pedidos e deixam seus presentes, como perfumes, sabonetes, flores, pentes, alfazema, escovas de cabelo, espelhos, comidas e outros mimos que a rainha adora. No final da tarde, o momento mais emocionante: em silêncio, os pescadores avançam seis quilômetros mar adentro com suas embarcações transportando em balaios as oferendas de Sua Majestade. É a hora da entrega.

 

Enquanto isso, ao som de atabaques, agogôs e berimbaus, os súditos vagueiam pelas ruas do Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador, cenário dessa homilia. Bebendo, cantando e dançando, de tão embriagados já não sabem o que acontece ao seu redor. Não sabem, sequer, que já é noite e Iemanjá dorme.


d
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
cult
O PT e seus coligados prestam um grave desserviço à democracia
O chato universo dos chatólogos II
O chato universo dos chatólogos
Copa da FIFA 2014. Uma enganação só.
A arte da política
"O meu herói é negão e usa toga"
Rally dos Sertões. Contraste em preto e branco.
Presidentes militares honestos. E daí?
A galinha do vizinho e o ópio nacional
Olimpíadas, um longo caminho a percorrer
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN