Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Artigo
O néctar dos deuses

Processos e Equipamentos Industriais é uma das cadeiras do curso de Administração de Empresas. Consiste em aulas práticas que exigem a visita dos alunos à determinada fábrica durante um semestre. Nossa equipe escolheu a Carlsberg, uma cervejaria dinamarquesa, cuja fábrica foi instalada no município de Camaçari no início da década de 70.

 

Sem dúvida, a gênese da minha paixão pela família da cevada data de 1973, durante os seis meses de visita diária à fábrica da Carlsberg. E permanece inabalável até hoje.

 

Aprendi, por exemplo, que a regra básica é não beber chopp com quem acha amargo. Quando você perceber que tomar chopp se converte em auto-sacrifício para alguém, pode afirmar, sem erro, que esse rapaz não é do ramo. Tem que ser condenado ao desprezo eterno. Hoje, identifico, com facilidade, o indivíduo que não tem intimidade com o chopp. Ele se agarra à tulipa com a força de quem está sob o risco de um tsunami, não sabendo que está transferindo o calor da mão para o líquido. A tulipa é como um seio de uma mulher, pede leveza no toque.

 

O chopp, de tão nobre, não admite vulgaridades. É chamado carinhosamente de chopinho. Já sua prima carnal se permite a relacionamentos extravagantes, como por exemplo: Manda uma cu de foca, cara! Ou, então: Chefia, uma estupidamente gelada! E mais: Meu rei, manda uma canela de pedreiro! Esta última é uma analogia ao pó branco grudado na perna do pedreiro e a cerveja quase encoberta pelo gelo.

 

A vida útil do chopp é de cinco dias. Quanto mais novo, melhor é o sabor. A temperatura ideal deve variar de cinco a seis graus. Que me perdoem os incautos bebedores, mas tomar chopp estupidamente gelado é uma heresia. Prejudica a formação da espuma e adormece a mucosa da língua, comprometendo o paladar e, por conseqüência, o sabor.

 

Os copos devem ser bem lavados, preferencialmente com detergente neutro. O Chopp contém um ingrediente chamado lúpulo, encarregado de formar a espuma que é inimiga fidagal da gordura. Essa é a razão pela qual o chopp do mulherio quase sempre está sem espuma, devendo-se a isso a gordura do batom. Beber chopp sem colarinho é um crime inafiançável. Dois dedos de espuma são o ideal para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico.

 

Provavelmente, será conspurcada a minha tênue esperança de entrar para o reino dos céus, mas tomar chopp é um ato litúrgico.

 

Já decidi. Quando eu morrer, na minha lápide deverá conter a seguinte inscrição:

 

“Aqui jazem os restos mortais de um amante do chopp

que elegeu uma das mãos só para acariciar a tulipa.

A outra, sabe Deus!”


d
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
cult
O PT e seus coligados prestam um grave desserviço à democracia
O chato universo dos chatólogos II
O chato universo dos chatólogos
Copa da FIFA 2014. Uma enganação só.
A arte da política
"O meu herói é negão e usa toga"
Rally dos Sertões. Contraste em preto e branco.
Presidentes militares honestos. E daí?
A galinha do vizinho e o ópio nacional
Olimpíadas, um longo caminho a percorrer
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN