Piaui Página Inicial Quem Somos Fale Conosco Anuncie Webmail Admin
Digite a palavra
 Baianidades
linha
linha
pontinhos
pontinhos
linha

Grill
Aroma Árabe
Comida Típica
Forneria
La Patisserie
Favorito News
Favorito Artes
Espaço do Leitor
Fotos do Piauí
livro Enéas
gvopi
mt
embratur
riopoty
gol
tam
Abrasel
Portal O Dia
Medplan
Dalton Leal Leilões
Azul

Artigo
O fascínio da mesa de bar

Para Eneas Barros

 

Tenho um amigo-irmão em Teresina com quem sempre converso sobre a importância do bar na sociedade contemporânea e o valor de um safári etílico pelos botecos da vida. De vez em quando, ele menciona o seu bar preferido, para onde se dirige quando quer criar e desenvolver personagens dos seus livros. Numa dessas conversas, ele se lembrou de um cartunista de Teresina, seu amigo, cuja paixão pela arte de bebericar, de tão desmedida, o leva a dizer: o mundo inteiro não vale o meu bar. Está certo. Se o conhecesse, lhe concederia o título de Oráculo da Boemia.

 

A capacidade de acolhimento de um bar é uterina, incondicional. É lá onde travamos as batalhas mais sangrentas conosco mesmos. São os bares que guardam, a sete chaves, o que temos de mais sombrio e labiríntico, sejam fraquezas, expectativas, amores, rancores, vitórias, derrotas, e tudo mais que habita nossas cabeças entre um gole e outro.

 

Mas na mesa de bar acontecem também cenas insólitas. Por exemplo, um desconhecido me abordou, perguntando: E nosso Bahia, continua na primeira divisão, não é? Minha resposta: Fez por merecer. Aceita um chope? Ele: Vou aceitar, sim. E sentou-se. Minutos depois, perguntou: Quer dar um tapa? É bom pra asma. Respondi: Não, obrigado! Retirou-se sem saber que não sou torcedor do Bahia, tampouco sou asmático.

 

Costumo apelidar de “escritório” os bares que freqüento, e não passam de cinco: Escritório 1, Escritório 2, Escritório 3, e por aí vai. Se algum bisbilhoteiro se interessa pelo critério da numeração crescente dos meus escritórios, eu cito como fator determinante o da equivalência entre a importância etílico-gastronômica e o afeto que dedico a eles.

 

Há momentos em que o bar é mais importante do que a namorada. Anamélia, a minha, sabiamente entende isso. Se você desaparece por quinze dias, por exemplo, no seu retorno lá está ele, imponente, livre de ciúmes, disponível para um abraço. Nessa hora, o diálogo frente a frente com a tulipa do chopp é indivisível, absoluto, total. Quase imóvel.

 

Antes mesmo de me condenarem a arder no fogo do inferno, peço a indulgência das mulheres ciumentas e possessivas. Que levem na devida conta a grandeza dos bares: são amados, mas não rivais!


d
O EVANGELHO SEGUNDO PADRE LIRA
DELÍCIAS ÁRABES EM BUFFET NO QUILO
Promotores poloneses pedem a tribunal extradição de Polanski
Jornal iraniano é suspenso após mostrar Clooney usando broche
Prefeita de Paris diz que cidade processará Fox News
Filme da Sony ultrapassa US$40 milhões em vendas digitais
Etihad vai premiar agentes que venderem bilhetes em nova classe
Meliá anuncia abertura do seu sétimo hotel na Itália
Recife ganha shopping especializado
La Torre (BA) instala totens na recepção
cult
O PT e seus coligados prestam um grave desserviço à democracia
O chato universo dos chatólogos II
O chato universo dos chatólogos
Copa da FIFA 2014. Uma enganação só.
A arte da política
"O meu herói é negão e usa toga"
Rally dos Sertões. Contraste em preto e branco.
Presidentes militares honestos. E daí?
A galinha do vizinho e o ópio nacional
Olimpíadas, um longo caminho a percorrer
 Piaui.com.br é um domínio do Favorito registrado na Fapesp sob ticket 81399. Todos os direitos reservados. Site by Masávio
ADMIN